Lombinho ao Tamarindo


Tamarindo é uma fruta(?) muito viajante. Não é bonito. Não é necessariamente apetitoso. Muito menos fácil de achar. Faz um tempão que meio que inventei essa receita e me lembro que no dia que fiz pela primeira vez não tinha vinho branco para marinar. Quando abri a geladeira vi aquele suco de tamarindo - não tenho a mínima idéia como foi parar lá - e pensei que não custava nada tentar. Quando ficou pronto não acreditei no resultado! De-li-ci-o-so!!! Estava tão bom que comemos com um pão italiano fresquinho, azeite e uma cervejinha trincando de tão gelada...

Algumas coisas que descobri:

*Suco concentrado de tamarindo é perfeito para essa preparação. Tentei uma vez usar a fruta in natura batida com água e não funcionou.
*Já fiz com suco concentrado de maracujá. Muito bom. A regra de usar apenas o suco serve para esse caso também.
*Alho com casca é melhor nesse caso porque como vai com tudo ao forno o alho não se dissolve no molho e não prevalece no sabor.
*Outra comida boa de acompanhar esse lombo é um espaguete. Você cozinha normalmente e depois joga na forma que ficou o molho. Como ele fica bem macio, desfie a carne e misture. Sirva com um pouco de queijo parmesão Grana Padano ralado na hora. Oh my...
*Eu retiro toda a gordura do lombonho porque não gosto. Mesmo sabendo que a gordura é parte importante do sabor, não consigo deixá-la. Você é claro que pode. Sempre digo e sempre vou dizer que o que mais importa é o seu gosto. Gosta? Deixa. Não gosta? Não deixa. Simples, muito simples.

Lombo de porco ao Tamarindo

1 peça de lombo de 1,5Kg aproximadamente
1 cebola média cortada em meia lua
6 dentes de alho com casca
3 colheres de molho shoyu
1 e 1/2 xícara de suco concentrado de tamarindo
Pimenta do reino moída na hora
Sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite
2 xícaras de caldo de legumes sem sal

Tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Faça alguns furos na carne e misture com o restante dos ingredientes menos o caldo de legumes. Como já disse lá em cima eu retiro a gordura e para suprir uma das funções dela que é a de deixar a carne mais suculenta eu faço esses furos para que a marinada penetre bem e ajude a não ressecar. Tampe o recipiente e deixe na geladeira por mais ou menos 4 horas. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C em um tabuleiro com todos os temperos por 1 hora e meia tampado com papel alumínio. Abaixe o forno para 180°C e deixe até que fique dourado. Coloque o tabuleiro na boca do fogão e vá jogando caldo de legumes até que todo o fundo se desprenda. Deixe reduzir. Sirva a carne fatiada com o molho por cima.

Comentários