domingo, agosto 31, 2008

Desafio Chá da Tarde - Sanduíches e Canapés



A Leila do Delishville está com um desafio legal. Aproveitando a onda de intercâmbios blogueiros resolvi participar também. Hoje é o último dia pra colocar a minha sugestão. Tenho certeza de que aparecerão muitas delícias e estou repostando uma receita que já coloquei aqui. Pensei em sanduiche de atum, que dá pra ver pela foto que é bem bom.


Super rápido de fazer.


Antes de mais nada:

* Eu usei atum sólido conservado em água, mas sinceramente se tivesse sido atum fresco tenho certeza de que teria sido um espetáculo.
* Sempre uso queijo parmesão ralado fresco e o tipo que mais gosto é o Grana Padano. Escolha a sua marca e o seu tipo preferidos.
* O brócolis que você vai ver na receita é daquele comum, que acho mais gostoso, mas use o japonês se preferir. Por favor, só não use o congelado. Aquilo não presta.
* O pão de forma pode ser do tipo que a pessoa quiser. Branco, preto, integral, de aveia... Escolha o que lhe for mais delicioso.
* Essa receita é para 2 pessoas, ou seja, 2 sanduiches.

Sanduiche de Atum com Brócolis

1 lata de atum
5 flores de brócolis
2 dentes de alho picados
1/2 cebola pequena cortada em tiras
Azeite
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
4 fatias de tomate
1 batata grande cortada em fatias finas
4 fatias de pão de forma sem casca
1 colher de sopa de coentro picado(ou salsinha, se preferir)
sal e pimenta a gosto

A batata:

Em uma panela com água salgada fervente coloque a batata por 10 minutos. Enquanto isso esquente óleo para fritar. Passados os 10 minutos, escorra a batata e frite até dourar. Não vai precisar colocar sal porque ela já foi pré-cozida com ele na água.

Montando:

Refogue a cebola em fatias com um pouco de azeite, sal e pimenta. Reserve. Pique o brócolis e refogue com o alho e azeite. Tempere com sal e pimenta. Misture o atum à cebola e ao brocólis. Prove o sal e se precisar coloque um pouco mais. Passe azeite em uma das faces de cada pão e doure a outra face - a sem azeite - na frigideira. Em uma das fatias, na parte que foi à frigideira, espalhe metade do queijo. Coloque parte do atum e por cima 2 fatias de tomates e a outra fatia de pão e precione. Nesse momento você vai ter um sanduiche montado com as faces de azeite por fora. Leve à frigideira quente para cada lado ficar bem dourado. Isso deve ser bem rápido.

Sirva com as batatas.

sábado, agosto 30, 2008

And let the games begin!!

Recebi um convite. Achei legal que só porque ainda sou muito menina no mundo blogueiro e sempre via de longe as gincanas virtuais de receitas que rolam por aí.
A Ana, de apenas 12 anos, que diz que adora cozinhar e que é de Portugal, me convidou pra participar do desafio do blogs. No blog Mão na Massa ela explica como funciona. O tema desse mês é CHOCOLATE (péssimo... hehehe) e não vejo a hora de conhecer a pessoa com quem vou trocar receita. Já escolhi a minha e no dia que receber a notícia de quem será o meu parceiro já vou mandar.
Ai ai, tô muito ansiosa! Vamos ver no que dá...

sexta-feira, agosto 15, 2008

Lombinho ao Tamarindo


Tamarindo é uma fruta(?) muito viajante. Não é bonito. Não é necessariamente apetitoso. Muito menos fácil de achar. Faz um tempão que meio que inventei essa receita e me lembro que no dia que fiz pela primeira vez não tinha vinho branco para marinar. Quando abri a geladeira vi aquele suco de tamarindo - não tenho a mínima idéia como foi parar lá - e pensei que não custava nada tentar. Quando ficou pronto não acreditei no resultado! De-li-ci-o-so!!! Estava tão bom que comemos com um pão italiano fresquinho, azeite e uma cervejinha trincando de tão gelada...

Algumas coisas que descobri:

*Suco concentrado de tamarindo é perfeito para essa preparação. Tentei uma vez usar a fruta in natura batida com água e não funcionou.
*Já fiz com suco concentrado de maracujá. Muito bom. A regra de usar apenas o suco serve para esse caso também.
*Alho com casca é melhor nesse caso porque como vai com tudo ao forno o alho não se dissolve no molho e não prevalece no sabor.
*Outra comida boa de acompanhar esse lombo é um espaguete. Você cozinha normalmente e depois joga na forma que ficou o molho. Como ele fica bem macio, desfie a carne e misture. Sirva com um pouco de queijo parmesão Grana Padano ralado na hora. Oh my...
*Eu retiro toda a gordura do lombonho porque não gosto. Mesmo sabendo que a gordura é parte importante do sabor, não consigo deixá-la. Você é claro que pode. Sempre digo e sempre vou dizer que o que mais importa é o seu gosto. Gosta? Deixa. Não gosta? Não deixa. Simples, muito simples.

Lombo de porco ao Tamarindo

1 peça de lombo de 1,5Kg aproximadamente
1 cebola média cortada em meia lua
6 dentes de alho com casca
3 colheres de molho shoyu
1 e 1/2 xícara de suco concentrado de tamarindo
Pimenta do reino moída na hora
Sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite
2 xícaras de caldo de legumes sem sal

Tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Faça alguns furos na carne e misture com o restante dos ingredientes menos o caldo de legumes. Como já disse lá em cima eu retiro a gordura e para suprir uma das funções dela que é a de deixar a carne mais suculenta eu faço esses furos para que a marinada penetre bem e ajude a não ressecar. Tampe o recipiente e deixe na geladeira por mais ou menos 4 horas. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C em um tabuleiro com todos os temperos por 1 hora e meia tampado com papel alumínio. Abaixe o forno para 180°C e deixe até que fique dourado. Coloque o tabuleiro na boca do fogão e vá jogando caldo de legumes até que todo o fundo se desprenda. Deixe reduzir. Sirva a carne fatiada com o molho por cima.

quarta-feira, agosto 13, 2008

Para esquentar

Faz tempo que não atualizo e tenho duas ótimas pra essa semana.
Hoje eu estou rebelde... Vou começar com a receita! Portanto, não se esqueça de ler as observações ao final. ;-)

Caldo de Camarões com Aroma de Canela

1Kg de camarões cinza médios sem casca
6 camarões 'pistola' - ou 'VG' sem casca
1/2 cebola média picada grosseiramente
1/2 cebola média bem picada
3 dentes de alho amassados
1 dente de alho com casca
2 tomates médios sem pele e sem sementes picados
1 salsão picado grosseiramente
1 canela em pau pequena
Canela em pó a gosto
1/2 maço de coentro picado
Azeite
Sal a gosto
6 fatias de pão italiano ou toscano

Corte o dente de alho com casca ao meio e esfregue nas fatias de pão. Passe um pouco de azeite nelas e doure-as levemente em uma frigideira anti-aderente. Em uma panela coloque 2 litros de água com as cascas dos camarões e metade da cebola, o salsão, a canela em pau, um fio de azeite e um pouco de sal. Deixe ferver até que as verduras fiquem bem macias. Em outra panela passe primeiro os camarões 'VG' no azeite. Dois minutos de cada lado. Reserve-os para decoração. Depois refogue bem os camarões menores com a outra metade da cebola e o alho. Acrescente os tomates e acerte o sal. Peneire o caldo de cascas de camarão. Acrescente aos camarões devagar. Deixe levantar fervura e acerte o sal e a pimenta. Coloque o coentro, mexa bem e desligue o fogo. Se desejar pode pouvilhar um pouco de canela por cima. Sirva com o camarão grande em cima e as fatias de pão.


Agora atenção:

*Camarões pistola ou 'VG' não são obrigatórios nessa receita, já que fazem parte da decoração. Acredito que receita gostosa deve ser feita, mesmo que fique um pouco diferente.
*Não tem salsão? Use alho-poró.
*Tomates pelados também fincionam bem nessa receita. Utiliza uma lata no lugar dos tomates frescos.
*A canela em pó é apenas um reforço de sabor para os que gostam dela. Eu prefiro apenas o aroma que ela deixa no caldo e normalmente não coloco a versão em pó.
*Pão francês também pode acompanhar. A minha recomendação é a de que você congele antes de cortar porque as fatias ficaram mais bonitas e na hora de passá-los na frigideira ficaram douradinhos por igual.
Related Posts with Thumbnails