segunda-feira, junho 29, 2009

A melhor época para fazer doces


Vocês já devem ter notado que eu quase nunca posto receita de doces por aqui. Se minha memória não me falha devo ter colocado umas 3 por aqui... E uma delas eu vou meio que repetir, mas com uma pequena mudança. E posso garantir que valeu a pena. Ficou feio que só, meio que desmoronando, mas meudeusdocéu que coisa gostosa!
Eu sempre gostei de bolo simples, daqueles que quando se faz dá vontade de comer com café. Eu não bebo café, apesar de amar o cheirinho do pó e o sabor. Não bebo porque é estimulante demais e me deixa ligadona. Não gosto da maneira que me sinto quando bebo. E chega de fugir do assunto.
Voltando ao bolo. Na outra receita eu fiz com um bolo de chocolate normal e coloquei morangos no recheio. Dessa vez decidi fazer com o meu bolo de chocolate favorito e com recheio apenas de beijinho de coco.
Essa receita é em homenagem aos dia dos namorados e à melhor época do ano para fazer doces: o inverno. Por que no inverno? Porque é quando tem muito morango - ai que delícia - e ele está docinho e baratinho. E existe coisa melhor do que morango com chocolate?
Ah, e antes que me esqueça: O meu bolo de chocolate favorito é o Brownie. E a receita que faço é desse site aqui.
*Chocolate meio amargo sempre! Tanto no bolo quanto na cobertura. Principalmente nessa receita por causa do recheio.
*Eu usei flocos de coco porque gosto mais.
*O creme de leite usado pode ser o de seu gosto. Eu usei o de caixinha. Se usar o fresco leve à geladeira para ganhar consistência.
*Se não quiser acrescentar nada ao brownie não tem problema. O recheio e cobertura são tão bons que para falar a verdade é até melhor que na massa não tenha nada. Assim fica mais suave.


Brownie com coco e morangos

Para o recheio:

100g de coco ralado
1 lata de leita condensado

Misture em uma panela e leve ao forno médio mexendo sempre. Quando começar a descolar da panela retire do fogo. Não deixe muito tempo pois ao esfriar ele poderá ficar muito duro e isso irá dificultar na hora de rechear. Coloque me um recipiente e deixe esfriar por completo.

Para a cobertura:

1 caixa de morangos picados
1 xícara de açúcar
170g de chocolate meio amargo picado
1 caixa de creme de leite uht

Misture os morangos com o açúcar e reserve. Derreta o chocolate e misture ao creme de leite e reserve.

Para o brownie:

340g de chocolate meio amargo picado
200g de manteiga sem sal em pedaços
4 colheres de sopa de cacau em pó
2 xícaras de açúcar cristal
1 colher de café de baunilha
5 ovos
1 e 1/2 de xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal

Aqueça o forno a 200°C. Forre uma forma redonda média com papel manteiga. Em uma tigela derreta o chocolate com a manteiga. Misture os ovos com o açúcar até obter uma mistura levemente clara. Misture ao chocolate derretido e aos poucos acrescente a farinha de trigo. Coloque o sal e a baunilha. Leve ao forno. Quando formar uma casca levemente seca é porque está pronto. Deixe esfriar por 10 minutos e desenforme. Deixe esfriar completamente. Corte no meio de maneira que fiquem 2 discos. Recheie com a mistura de coco e leite condensado. Coloque a cobertura de chocolate com creme de leite e os morangos picados e sirva.


quarta-feira, junho 10, 2009

Massa, almôndegas. Tudo de bom.

No meu rolé diário pelos blogs vi que muitos participaram do Pink Day e devo dizer que tudo que vi foi lindo. Criatividade absurda e em todos pude sentir o cheirinho gostoso das criações.
Por aqui não teve pink day, mas posso garantir que foi cheiroso e gostoso. A massa que vocês vão ver aqui, bem como seu molho são muito simples, sem muita sofisticação, mas na hora de servir é realmente uma visão dos céus. O aroma, o sabor a beleza, tudo combinou perfeitamente e nesse dia comemos como reis.
Tudo que você precisa para fazer essa receita é muito fácil de encontrar, mas se mesmo assim não achar alguma coisa não deixe de fazer. Não vai ficar menos gostos por causa disso.


* Os cogumelos são os mesmos do post anterior. O procedimento para limpá-los é o mesmo também.
* A carne que você vai escolher para moer deve ser uma com pouca gordura e peça ao seu açougueiro que passe pela máquina 2 vezes. Assim ela ficará bem compacta quando fizer as bolinhas e não abrirá na panela.
* O creme de leite que usei foi o fresco. Para molhos eles é melhor pois não vai ressecar com facilidade e pode ferver sem que separe a gordura, o que chamamos de talhar. Se você for usar o de caixinha acrescente um pouco da água do cozimento da massa para que se dilua melhor.
* Falando em água do cozimento da massa, reserve um pouco dela - mais ou menos uma xícara - para caso precise. Ela tem o amido da massa, o que ajudará a engrossar seu molho.
* Mesmo com toda essa preocupação com o molho ele não é algo muito abundante nessa receita. O objetivo é que ele envolva a massa de maneira que a umedeça mas que não seja excessivo porque existem outros elementos junto com a massa.


Espaguete com almôndegas e cogumelos

1/2 bandeja de shitake cortado em tiras
1/2 bandeja de shimeji cortado
1/2 cebola roxa ralada
1 dente de alho amassado
300g de carne moída
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 colher de sobremesa de sal
pimenta a gosto
azeite
1 xícara de queijo Grana Padano ralado
1 xícara de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de coentro ou salsinha picada
100g de espaguete

Ferva água em uma panela e cozinhe o espaguete de acordo com as recomendações da embalagem. Ao escorrer a massa coloque um pouco de azeite e mexa bem de maneira que fique completamente envolvido pelo azeite e reserve. Em um recipiente misture a carne moída, a mostarda, e metade do queijo ralado. Tempere com sal e pimenta e faça bolinhas pequenas e reserve. Em uma frigideira coloque azeite e doure as bolinhas. Retire da frigideira e coloque os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Coloque as almôndegas de volta e misture bem. Coloque um pouco da água do cozimento do macarrão e acrescente o creme de leite. Deixe ferver até que comece e engrossar um pouco. Coloque o macarrão e misture bem. Coloque a salsinha e sirva imediatamente.

Related Posts with Thumbnails