terça-feira, agosto 24, 2010

Espaguete com Lascas de Bacalhau



Bacalhau é um dos peixes que mais gosto. Sou fascinada pelo fato de que ele é um peixe completamente diferente antes de passar pelo processo que o deixa com aquele sabor salgado delicioso. Até onde sei - que não é muito - o bacalhau na verdade pode ser chamado de Cod Fish e sua espécie é identificada pelo lugar em que foi pescado. Pode ser no Mar da Noruega, no Canadá ou no Pacífico na região do Alaska, ou seja, em águas bem frias. O que o faz ser Bacalhau é o processo pelo qual ele passa depois de pescado que consiste basicamente na sua conservação em sal. E nisso os portugueses são os melhores. Nossos queridos 'conterrâneos' fazem o famoso Bacalhau do Porto e para essa receita ele é mais do que perfeito. Não precisamos de tanta nobreza já que o bacalhau será desfiado.

Vamos às recomendações iniciais:
*Eu comprei lascas de bacalhau e dessalguei com um dia de antecedência. Deixei de molho coberto com plástico-filme dentro da geladeira e troquei a água umas 3 vezes. Na hora de fazer a receita eu espremi bem para tirar o excesso de água.
*O verdinho na foto é coentro. Eu sei que a maioria não gosta e como falo sempre utilize o verdinho de sua preferência. Procure usar as ervas menos aromáticas já que o importante é o sabor do bacalhau.
*Utilize um azeite de boa qualidade, por gentileza. Sei que azeite é caro, mas você já está gastando um pouco mais no bacalhau e não tem porque estragar o sabor do seu prato com um produto de menor qualidade. Busque azeites com baixa taxa de acidez e que não tenham nenhuma mistura em sua composição.
*Coloquei um pouco de queijo por cima mesmo não sendo aconselhável. Aprendi que em pratos com peixe e frutos do mar o queijo parmesão não vai muito bem, mas eu uso um com sabor muito suave e acho que fica delicioso.
*O queijo que uso é o tipo Grana Padano fabricado aqui no Brasil, lá na região sul. É o Gran Formaggio.


Espaguete com Bacalhau

1 pacote de espaguete cozido conforme a embalagem
400g de bacalhau em lascas
1 cebola pequena ralada
6 dentes de alho (metade amassada e metade em fatias finas)
Azeite a gosto
Queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de salsa ou coentro

Coloque o azeite em uma panela grande e doure o alho em fatias. Retire e reserve. Com azeite restante da panela refogue levemente a cebola e o alho amassado. Coloque o bacalhau e mexendo sempre doure bem tudo. Coloque mais um pouco de azeite e acrescente o macarrão. Desligue o fogo e misture o coentro e um pouco de queijo. Retire da panela e coloque em uma travessa de servir. Salpique o alho por cima com mais um pouco de queijo e coentro. Regue com azeite e sirva.



Um comentário:

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Que delícia...poderia ser meu jantar de hoje! hehehehehe

bj e boa semana.

Related Posts with Thumbnails