segunda-feira, agosto 30, 2010

A moda do momento: Brigadeiro




Já disse aqui que é raro eu fazer doce. Brigadeiro está na categoria "ridiculamente fácil". Vejo pela rede um monte eventos femininos bonitinhos que oferecem para as moças cupcakes e espumante. Toda hora a gente vê fotos daquelas mesas com decoração moderna cheias de bolinhos lindos. Pois é, essa moda continua, mas o que quero falar aqui é de brigadeiro. Um docinho que reina nas festinhas infantis e que é irresistível. Vou dar 2 receitas e três formas de apresentação.

São recomendações simples:

*O leite condensado é o ingrediente principal, é lógico. Nunca obrigo ninguém a usar uma marca específica - mesmo porque não ganho nada com isso hehehe -, mas nesse caso devo dizer que o Leite Moça da Nestlé é imbatível. A qualidade é superior à das outras marcas, que nesse caso significa menos tempo no fogo e um rsultado final muito melhor.
*O chocolate em barra tem que ser amargo ou meio amargo. Por quê? Porque o leite condensado é açucar puro e com qualquer outro chocolate em barra ficaria impossível de suportar o grau de doçura do seu doce.
*Côco em flocos é melhor que ralado. Fato.
*A colher de manteiga sem sal (em doces é obrigatório) pode parecer meio estranho quando o objetivo é dar brilho a um doce que terá uma cobertura que cobrirá esse visual, mas se você vai vender ou apenas impressionar seus convidados, é legal ver aquela doçura esticando e brilhando. (tá bom, viajei legal agora...)
*Os granuladinhos tradicionais são sempre bem-vindos, mas tente variar. Legal é ser diferente.
*No fim desse post você vai ver o 3 jeitos que servi os meus brigadeiros.

Brigadeiro de Chocolate Meio Amargo

100g de chocolate meio amargo picado
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de manteiga sem sal

Misture tudo em uma panela e leve ao fogo médio. Mexendo sempre misture bem os ingredientes e deixe levantar fervura. Não deixe de mexer para não grudar na panela. Quando começar a descolar da panela (vai virar uma massa homogênea que movimentando a panela em círculos ela se solta sozinha) continue mexendo por até 10 minutos. Quanto mais você deixar no fogo a partir desse momento, mais durinho seu brigadeiro vai ficar depois. Retire da panela e coloque em um prato e deixe esfriar. Depois leve à geladeira por duas horas no mínimo.
Para enrolar é fácil. Você usa uma colher do tamanho que desejar apenas para padronizar os seus docinhos. A minha dica é que você passe por uma mistura de castanhas. A que usei foi assim:



Mix de castanhas

1/2 xícara de farinha de nozes
1/2 xícara de farinha de castanha do pará
2/3 de xícara de castanha picadas
1 colher de sopa de cacau em pó

Misture tudo e passe as bolinhas nesse mix. Depois enrole novamente para que fique bem grudadinho no doce. Se quiser passar de novo fica a seu critério.

Brigadeiro Branco de Côco (pode chamar de beijinho de côco)

100g de flocos de côco
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de manteiga sem sal
50g de flocos de côco para passar nas bolinhas

O modo de fazer é exatamente igual ao do brigadeiro de chocolate. Quando enrolar passe no côco ralado.

*O terceiro modo de apresentação é muito simples. Você vai pegar metade da quantidade que utilizou de cada um e enrolar juntos. Ele vai ficar preto no branco. Passei no açúcar refinado mesmo por falta de opção melhor. Como eu disse lá em cima, legal é ser diferente. Invente o seu!



4 comentários:

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

guria, cê tá que tá hein??? cada receita melhor que a outra...

amo brigadeiros, ainda mais assim...

lindos!

bjsssssssss

Daniel F. Moura disse...

OI,

vim visitar seu blog ... Amei conhecer ...

COnvido vc a conhecer o meu tb...



abraço
Daniel Moura
feitonahora.blogspot.com

temperoespecial disse...

Delícia!!!

Barbara disse...

Clarissa!!! Vou enlouquecer os mexicanos com essas delicias!!! Beijos!

Related Posts with Thumbnails