segunda-feira, janeiro 31, 2011

Massa integral e frutos do mar


Essa massa é facíl demais. E deliciosa. Agora muita atenção porque quando menos esperar você vai estar sentado na mesa passando o pão no prato pra comer o restinho do molho. Esse prato é muito parecido com esse aqui, mas com a diferença de que não é picante e tem carne.



Todo mundo ama macarrão. Ele é um dos vilões da dieta e a solução que encontrei para comer com menos culpa foi comprando uma massa integral. Existem vários tipos e marcas no mercado. Existem ainda alguma que não são exatamente integrais, mas são ricas em fibras. Você pode usar o tipo de massa que mais gostar, não tem regra aqui.

*O kit paella que menciono na receita é daqueles congelados compostos de frutos do mar somente.
*Manteiga não é muito aconselhável nessa receita. Opte por azeite.
*Muita gente diz que queijo não combina com o mar, mas se você gosta e faz questão pode colocar. Só escolha uma qualidade legal porque você está usando ingredientes de qualidade superior aqui.
*Se não achar a passata utilize 1 lata de tomate pelado ou 1/2 caixinha de extrato de tomate dissolvido na mesma quantidade de água. Na segunda opção tempere com um fio de azeite pra cortar um pouco da acidez.
*No lugar do caldo de peixe/camarão eu usei o sachê que vem dentro da embalagem do mix de paella. Esse sachê tem um tempero muito bom e dissolvi metade dele em 300ml de água fervente.


Espaguete com frutos do mar

1 cebola picada
3 dentes de alho
300g de mix para paella
1/2 vidro de passata
250g pacote de massa integral
1 punhado de coentro picado
Azeite
Sal a gosto
1 xícara de caldo de peixe ou camarão



Refogua a cebola com alho e quando começar a dourar coloque os frutos do mar. Mexa bem por alguns minutos até que comecem a mudar de cor. Tempere com sal e pimenta. Retire da panela e reserve. Na mesma panela coloque a passata e o caldo de peixe. Tempere com um fio de azeite. Deixe levantar fervura e reduzir um pouco. Coloque a massa para cozinhar de acordo com o tempo impresso no pacote. Passados uns 5 minutos depois que começou a ferver o molho coloque os frutos do mar e deixe em fogo alto por mais 5 minutos. Misture à massa e sirva. Coloque o coentro por cima.

Alguns preferidos


Eu tenho poucos utensílios 'gourmet'. Esses poucos são queridos e tenho ciúmes deles. Não vendo, não empresto. São coisas que a gente tem um apego inexplicável e quase que irracionalmente dá uma importância absurda. É exagero, eu sei, mas fazer o quê...



Esse ralador é muito legal. Uso pra raspas de limão e queijo parmesão na maioria das vezes. As raspinhas de limão saem lindas e verdinhas e sem o perigo de pegar aquela parte que amarga o sabor e que não é legal. Um amigo trouxe dos EUA e ainda não vi por aqui para vender. Na verdade esses 4 itens vieram dos EUA. É difícil achar coisas legais aqui no Brasil, mas uma loja que sempre vejo coisas interessantes é a Spicy. É provável que nela venda tudo que tô mostrando aqui.


Olha só como esse descascador de legumes é todo bonitinho. Você encaixa no seu dedo médio e sua mão fica protegida da lâmina. Fácil demais.



A faca é um espetáculo. Fio perfeito! Nunca amolei e na hora de usar tem que ter muito cuidado. Já destrui alguns dedos em momentos mais afobados.


Uma dica para você que quer suas facas sempre conservadas: Quando cortar alimentos mais ácidos como frutas, cebola ou tomate sempre lave logo depois de usar. O fio fica comprometido e você vai ter que amolar mais vezes. Não sei até que ponto isso é verdade, mas nunca paguei para ver. Sempre segui essa regrinha e raramente amolo minhas facas.


O termômetro culinário é algo interessante. É um item que para muitas pessoas é indispensável e para outras nem tanto. Eu confesso que usei pouquíssimas vezes, mas sempre que usei fiquei feliz por ter. Sabe aquela carne assada linda que você está fazendo no forno, toda perfeita e que você não sabe se está no ponto? Pois é, em vez de você cortá-la e deixar ir embora toda a sua humidade, você espeta o termômetro e verifica a temperatura interna. Por ela você saberá se a sua carne está no ponto. Quando você compra o termômetro ele vem com uma lista de carnes e a temperatura que acada atinge no cozimento inclusive especificando os pontos, do mal passado ao bem passado.

Related Posts with Thumbnails