quarta-feira, agosto 17, 2011

Frango assado delicioso

Vou pagar logo a real. Você vai ter dois trabalhos nessa receita: cortar o frango inteiro em pedaços e cortar as verduras. Coloca tudo na travessa e pronto. Vai ficar um bom tempo no forno, mas a espera vale a pena. Difícil mesmo é fazer um caldo com as sobras do frango. Recomendo que você faça, porque além de não desperdiçar comida, você vai usar pra fazer risotos maravilhosos.

*Você vai separar os seguintes pedaços: Coxas, sobrecoxas, asas e peito. Corte o peito em quatro pedaços e retire o osso e cartilagem central. Limpe bem e retire todo o excesso de gordura. Deixe a pele. O restante(carcaça) vai para o caldo.
*Com a carcaça você pode fazer um caldo de frango. Corte em pedaços grandes uma cebola, uma cenoura e dois talos de salsão. Em uma panela grande coloque azeite e doure as verduras com as sobras do frango(carcaça). Coloque uma taça de vinho branco, grãos de pimenta e as ervas que desejar amarradas com barbante. Cubra com água e deixe ferver até que os legumes estejam cozidos. Desligue o fogo, retire as ervas e deixe esfriar. Leve à geladeira coberto com plástico filme ou papel alumínio. No dia seguinte, a gordura estará separada. Retire esse excesso, as verduras e carcaças e descarte. O caldo você pode congelar em cubinhos e usar sempre que desejar.

Frango assado ao Limão


Pedaços de frango
suco de 1/2 limão
1 limão siciliano cortado em quatro(pode ser do comum também)
1 cebola roxa cortada em quatro
2 batatas grandes cortadas em quatro com casca
1 xícara de tomate cereja
1 cabeça de alho sem casca
Sal e pimenta a gosto
1 taça de vinho branco seco
Azeite


Tempere o frango com suco de limão, sal e pimenta. Em uma travessa que vá ao forno coloque azeite a gosto no fundo. Acomode os pedaços de frango, cebola e alho. Regue com o vinho branco e leve ao forno já aquecido coberto com papel alumínio por 30 minutos. 

Retire o papel e regue o frango com o caldo que se formou. Coloque as batatas por cima e coloque de volta no forno. Deixe por mais 30 minutos. 


Retire e coloque os tomates. Mais 15 minutos e pronto. Sirva com legumes e verduras de sua preferência. Na foto é repolho branco refogado com alho, pimenta e ervilhas frescas congeladas.
 

Fritura fácil

Tem coisa melhor que fritura? Gordinho e glutão chegou sua hora! (como se você nunca tivesse vez aqui...) Essa é super fácil e não tem como errar. Você pode fazer com qualquer tamanho de camarão. Pode fazer com anéis de lula, cubinhos de frango e até com queijo. É só temperar o escolhido, passar na massa e fritar. Moleza.

*A cerveja que vai na massa serve pra dar sabor (óbvio!) e pra dar ajudar na "crocância".
*Nunca fiz com nenhum outro tipo de bebida. Se testar, me avisa!
*Se escolher fazer com queijo escolha tipos que não derretem com tanta facilidade como queijo prato ou provolone. Aliás, com provolone deve ficar perfeito já que ele combina super bem com a cerveja.
*Não corte quadrados de queijo muito pequenos e para ficar fácil de fritar espete-os no palito antes de passar na massa e fritar.
*No caso do frango e dos anéis de lula você vai fazer o mesmo processo que vou ensinar com o camarão. Com limão e tudo.

Massa para fritar

1 lata de cerveja clara
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta

Mistura tudo até ficar com consistência de massa de bolo. Espero que na foto dê pra ter uma idéia. Nesse momento vc coloca na geladeira pra descansar e engrossar um pouquinho. Enquanto isso, faça o camarão.(ou o ingrediente escolhido, lembrando que se for lula ou frango você segue o mesmo processo do camarão)

Camarão

10 camarões de qualquer tamanho descascados(Se for médio a grande deixe o rabinho. Se for menor retire totalmente a casca e espete no palito antes de passar na massa e fritar.)
1 colher de chá de sal
2 xícaras de água
1/2 xícara de vinho branco
3 rodelas de limão
grãos de pimenta

Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo alto. Quando a água começar a ferver ou os camarões mudarem de cor retire e reserve em um papel toalha para secar. Uma vez secos, tempere com um pouco mais de sal e pimenta moída.


Coloque o óleo para esquentar. Retire a mistura da geladeira e mergulhe os camarões um a um e imediatamente coloque no óleo quente para fritar. Cuidado na hora de colocar no óleo. A massa respingou e eu - só pra variar - queimei meu dedo. 
Sirva ainda quente com limão e molho de pimenta.



Related Posts with Thumbnails