segunda-feira, agosto 13, 2012

Peixe no forno e na panela

Hoje é o dia que você vai querer comer peixe. Ah, não gosta? Espera um pouquinho...
Vou te mostrar duas maneiras de fazer um peixe delicioso, sem cheiro ruim e com sabor incrível. Parecem iguais, mas não são. Vou colocar as receitas em dois posts para não ficar muita coisa em um só.

*Peixe não é para ter cheiro ruim. Se está cheirando mal é porque, obviamente, não está bom para o consumo. Peixe bom tem que ter, no máximo, cheiro de mar ou rio. Nas duas receitas abaixo eu usei peixe congelado. Aqui em Brasília é mais garantido que seja assim, apesar de nos mercados e em algumas peixarias a qualidade dos peixes frescos é bem legal. De qualquer maneira, se você não se sente seguro o suficiente para escolher um peixe fresco vá de congelado que não tem problema. 
*Nessa preparação eu usei um molho pronto bem legal, mas que acredito que usado de outra maneira seja mais interessante. Espinafre com ricota. Não fez muita diferença no sabor. Acho que se colocar um pesto no lugar desse deve ficar bem melhor. A receita do pesto você encontra aqui e aqui.

*Tanto no forno, quanto na panela você vai levar no máximo 1h para fazer contando o pré-preparo.
*Quando usar o alho-poró você deve apenas utilizar a parte mais branca. O verde fica amargo na hora de comer. Utilize essa parte apenas para caldos. Atenção também na hora de limpar, pois pode ter areia e outros sólidos que ninguém quer encontrar na sua comida, certo? 
*Os cortes dos legumes e verduras não precisa ser profissional, mas quanto mais caprichado for, mais gostoso ficará seu peixe.
*Nas fotos você verá 3 filés, mas na receita eu coloquei 4. Problema nenhum, só quis colocar uma quantidade que sirva bem 2 pessoas. Dobre ou triplique a receita tranquilamente se achar necessário.

Tilápia ao forno

4 filés de peixe
Azeite
Sal e pimenta a gosto
4 colheres de sopa de um molho de sua preferência
 2 alhos-porós cortado em fatias finas
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão amarelo picado
1 tomate cortado em fatias finas 

Misture as verduras em uma tigela e tempere com sal, pimenta e azeite a gosto. Nesse momento você vai colocar o seu sabor. Mais pimenta, mais sal, ou outro tempero que goste. É nessa mistura que você vai determinar que gosto o seu peixe terá.

Agora forre um recipiente que vá ao forno com papel alumínio e coloque um pouco de azeite. Por cima coloque o peixe e tempere levemente. Coloque uma colher do molho que escolheu e cima de cada filé. 


Agora cubra com as verduras. Por cima coloque os tomates. 

 Leve ao forno por 40 minutos e sirva com os acompanhamentos que mais gostar. Eu servi com farofa de farinha de milho e arroz branco.
Related Posts with Thumbnails