quinta-feira, abril 25, 2013

Bolo de Amêndoas e Limão

"Winter is Coming"

Não, isso não é episódio de Game of Thrones. O nosso inverno não chega nem perto ao descrito nos livros de George R. R. Martin. Mesmo assim é aquele momento do ano que tiramos os casacos de cima do armário e nos protegemos mais.
Junto com o inverno vem aquela "fome de doce" que ninguém consegue explicar. As comidas mais invernais são sempre mais pesadas, cheias de calor (leia-se, pimenta) e com certeza mais calóricas. Nos caso dos doces podemos notar que a quantidade de recheios dos bolos, gordura e calorias também são altas. Eu adoro esse bolo porque ele tem cara de inverno, mas não é pesado. Faço em uma forma baixinha e ele fica com cara de torta e acompanhado daquele chá quentinho numa tarde fria é sempre um sucesso.

Bolo de Amêndoas e Limão

Bolo:

150g de amêndoas sem sal picadas ou moídas
3 colheres de sopa de farinha de trigo
¼ colher de chá de fermento em pó
4 ovos, claras e gemas separadas
½ xícara + 2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
raspas da casca de 2 limões tahiti pequenos
1 pitada de sal



Cobertura de limão:

1 lata de leite condensado
raspas da casca de 1 limão tahiti
1 ½ colheres (sopa) de suco de limão tahiti

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Numa tigela grande da batedeira bata as gemas, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture às gemas as raspas de limão e a mistura de farinha, fermento e amêndoas. Reserve.
Coloque as claras e o sal em uma tigela média bem seca e bata em ponto de neve, até obter picos firmes. Misture as claras à massa levemente, mexendo de baixo para cima com a espátula de silicone.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por 30-35 minutos ou até que cresça e doure e o bolo se afaste das laterais da forma (faça o teste do palito).
Retire do forno e deixe esfriar na forma por 15-20 minutos. Desenforme o bolo, remova o papel manteiga e inverta-o sobre uma travessa ou prato. Deixe esfriar completamente.
Prepare a cobertura: em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma consistência homogênea. Cubra o bolo com a mistura e sirva.

segunda-feira, abril 15, 2013

Ervas aromáticas fresquinhas

Existe todo tipo de invenção hoje em dia. Algumas não servem para nada e outras te fazem pensar porque não pensaram nisso antes.
Este "gadget" é um deles. Já vi várias formas de manter as ervas aromáticas sempre fresquinhas. Desde a tradicional forminha de gelo com manteiga ou azeite congeladas com as ervas picadas até o simples papel toalha envolvendo-as na geladeira. Devo admitir que nenhuma delas me agradava completamente por vários motivos.
Quando vi essa espécie de pote plástico com a verdinhas dentro pensei na hora que precisava de um! Não sei até que ponto é prático, mas sei que promete durabilidade das ervas até 3x mais do que o normal. Você coloca água no fundo do recipiente e toda vez que está fechado as raizes das ervas estrão em contato com ela. Abriu e a bandeja deixa disponível com facilidade para que você pegue a quantidade que deseja. 

Achei muito interessante! E vi aqui.

Não achei para vender aqui no Brasil, mas na Amazon tem. Fiz uma simulação de compra e não envia para o Brasil. Quem sabe um dia não fica disponível na Amazon BR, que nesse momento só vende Kindle e seus produtos. Ou de repente você tem aquele amigo ou familiar caridoso que possa trazer para você!

sábado, abril 13, 2013

Espaguete com Tomates e Camarões no azeite e alho

O assunto da moda é o preço do tomate. Está mesmo um absurdo, mas não é em todo lugar e não vai ser para sempre. De tanto ver o mundo inteiro reclamando pensei: 

"E se em vez de reclamar também eu fizesse alguma coisa sobre isso?"

E fiz. Não comprei tomate de R$10,00 - o kilo. 
Comprei a melhor opção disponível. Tomates pelados. O kilo deles é até mais caro, mas o valor continuou o mesmo independente do que aconteceu com os frescos, então é permitido comprar já que a exploração não se caracterizou nesse caso, correto? Bem, não sei. O que sei é que o preço não aumentou então tudo bem.
Daí resolvi fazer uma macarrão básico e pra acompanhar os camarões mais deliciosos e mais fáceis que alguém já possa ter feito.

*Escolha camarões frescos e de tamanho razoável. Aquele tipo "7 barbas" só serve para fazer molho e olhe lá...




*O limão siciliano é usado nessa receita porque é mais suave. Se não encontrar pode utilizar o verdinho, mas reduza pela metade a quantidade.
*A utilização do coentro continua naquela regra de sempre. Se você não gosta use salsinha, ou não use nada. Só acho que você deveria usar um verdinho, porque além de mais saboroso, seu prato vai ficar mais bonito. E comer com os olhos é parte muito importante!
*Pode usar qualquer massa. Tudo vai ficar gostoso.
*Existem dois tipos de tomates pelados. Os já picados e os inteiros. Os dois são ótimos. Quando uso a lata com tomates inteiros eu passo uma faca dentro da lata para cortá-los grosseiramente antes de jogar na panela. E foi o que fiz nesse caso.



Espaguete com Tomates e Camarões no azeite e alho

200g de espaguete
1 lata de tomates pelados
1/2 cebola ralada
6 dentes de alho picados (4 deles vocês vai usar no camarão)
1 limão siciliano (raspas e suco)
20 camarões descascados e limpos
1 xícara de coentro picado
Azeite
Sal e pimenta a gosto




Em uma panela coloque azeite e doure levemente a cebola e o alho. Coloque os tomates e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver um pouco e desligue o fogo. Coloque o macarrão para cozinhar e enquanto isso prepare os camarões.
E uma frigideira média coloque o azeite e quando estiver bem quente coloque o alho. Imediatamente coloque os camarões. Doure por um minuto de cada lado. Eles irão mudar de cor. Tempere com sal e pimenta e acrescente metade do suco de limão. Deixe ferver e desligue o fogo. Coloque o coentro e reserve.
Quando o macarrão estiver cozido "al dente" (verifique o tempo de cozimento no pacote) escorra e ligue novamente o fogo da panela do molho. Coloque a massa e as raspas de limão. Jogue o coentro por cima e sirva.

Related Posts with Thumbnails