Estava visitando o Technicollor Kitchen e vi a receita(foto acima) que acompanha o filé que fiz ontem. Que delícia de massa. Super simples e com aquele aroma maravilhoso da sálvia, que adoro. O visual da foto eu devo reconhecer que não está um espetáculo, mas por um momento me senti naquelas cantinas italianas. O melhor mesmo foi que usei a minha, que cultivo na minha varanda! Muito legal.
O filé a parmegiana é uma referência à receita italiana que leva o famoso parmiggiano-reggiano, produzido na região da Emilia Romana. Essa receita, que tem outras referências à culinária italiana, com certeza sofreu milhões de alterações ao longo dos tempos, e por isso, a que eu faço, não pode ser considerada a original. Também não quero ser super fiel a nada, apenas à teoria do gostoso(leia aqui).
*Para os dietéticos de plantão aconselho não fazer à milanesa. Apenas faça-o no azeite ou em um pouco de manteiga.
*Já vi lugares que servem no lugar do molho de tomates um molho branco. O que tenho a dizer é que tem gente que inventa demais sem necessidade. E além disso, se for assim, não é filé a parmegiana.
*Alterei um pouquinho a receita do Espaguete. Não tinha manteiga em casa e usei o azeite. O resto está igual ao que está no blog.
Filé a Parmegiana
400g de filé mignon
3 dentes de alho amassados
sal de ervas
3 xícaras de farinha de rosca
2 ovos pequenos levemente batidos
Orégano a gosto
Pimenta moída na hora
100g de queijo mussarela
1 lata de tomates pelados
1/2 cebola picada
Óleo de girassol para fritar
Azeite
Queijo parmesão ralado na hora
Pré-aqueça o forno a 250°C.
Pique grosseiramente os tomates pelados e tempere com orégano, azeite e uma pitada de sal de ervas. Em uma panela refogue a cebola levemente em azeite e acrescente os tomates. Deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos. Se achar que está secando muito pode acrescentar um pouco de caldo de legumes. O molho deve ficar consistente, sem muito líquido.
Abra o filé em seu comprimento - lado contrário do que seria se fosse cortar em medalhões - e divida em dois pedaços de 200g. Tempere com o sal, pimenta e alho e deixe descansando por 10 minutos. Bata os ovos levemente com um fio de azeite, sal e orégano. Empane os filés em ovo e farinha de rosca e frite em óleo quente até que fiquem dourados.
Em um refratário coloque um pouco do molho no fundo e disponha os filés. Coloque o restante do molho e o queijo mussarela. Leve ao forno até que o queijo se derreta bem. Ao servir coloque um pouco do queijo ralado por cima. Pode servir com espaguete com ervas ou alho e óleo e ainda com arroz branco.
Que bom que gostou da massa com sálvia! Também usei a da minha varanda, melhor ainda, não?
ResponderExcluirUm clássico que sempre faz sucesso.
ResponderExcluirBjs!
Nunca como massa com salvia mas ainda vou experimentar. Eu tb sou fanzoca de file a parmegiana.
ResponderExcluirbeijinhos
Temos um restaurante no Japao, a especialidade e a culinaria brasileira e portuguesa, e um dos pratos mais pedidos e o bife a parmegiana, adorei a dica da massa!
ResponderExcluirFaremos e postaremos no nosso site: www.pontodeescape.com
Abracos!
Temos um restaurante no Japao, a especialidade e a culinaria brasileira e portuguesa, e um dos pratos mais pedidos e o bife a parmegiana, adorei a dica da massa!
ResponderExcluirFaremos e postaremos no nosso site: www.pontodeescape.com
Abracos!