Frango ao molho rústico




Gente, vocês conseguem perceber, só por essa foto, as texturas, os sabores e a experiência que é comer um frango cheio de sabor como esse? E é fácil demais!

Quando estava no mercado e vi esses raminhos lindos de tomate, na hora eu me lembrei de um frango ao molho que na culinária italiana se chama frango à caçadora (*tradução livre, tá galera). É temperado com o mais básico que você encontra na sua cozinha, mas o vinho branco é o ponto importante para o sabor incrível que ele tem. Essa receita é uma ótima oportunidade para que você perceba que às vezes, qdo existe um ingrediente caro (no caso o tomate 😳), existe também a oportunidade de você subir um nível na qualidade porque o valor não se altera pouquíssimo ou nada. Esses tomates em rama podem ser encontrados naquele mercado mais chique, mas se você não achar pode usar qualquer outro, até o cereja. Já o frango você vai usar tudo com osso, até o peito. O peito inteiro você separa no meio e cada lado você corta em 2.

Frango ao molho rústico

2 coxas
2 sobrecoxas
1 peito de frango (cortado em 4)
1 copo (200ml) de vinho branco seco
Sal e pimenta a gosto
4 dentes de alho amassado
1 cebola ralada
2 ramas de tomates (ou 150g de qualquer outro tomate)
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
2 litros de água fervente

Numa tigela coloque o frango, alho, cebola, vinho, sal e pimenta, misture bem e deixe por pelo menos meia hora. Numa panela grande coloque a manteiga com azeite e doure os pedaços de frango (sem excesso de tempero) um a um. Reserve. Na mesma panela coloque o tempero e deixe refogando até que fique bem dourado também. Agora coloque o frango de volta adicione água fervente na quantidade que não cubra por completo. Conforme for secando adicione água até que o frango fique cozido por completo. Tempero os tomates com sal e pimenta e adicione à panela. Observe o molho e sua aparência. Ele deve está dourado e um pouco grosso. Adicione 1/2 xícara de água e tampe. Deixe por 5 minutos. Retire a tampa e deixe o líquido reduzir novamente. Experimente o sal e se necessário acrescente. Sirva com macarrão, arroz ou simplesmente aquele pão italiano que você tanto gosta. Todos temos um, não é mesmo?

Comentários