N°1 - O Favorito

Sempre que faço risoto fico pensando qual é o que mais gosto. Nunca consigo chegar a uma conclusão. A verdade é que meu favorito mesmo é o risoto em si. Não importa o que tenha nele. Eu adoro de qualquer jeito. Essa receita é tão fácil e básica que não consigo nem dizer que é de minha autoria. Mas para quê? Comida é comida e no final das contas acaba sendo de todo mundo...

Antes da receita algumas observações:

* Eu uso caldo de legumes porque nem sempre a pessoa tem cascas de camarão pra fazer um. Afinal o que todo mundo quer é facilidade e dependendo do lugar já se compra um camarão limpinho bem legal.

* Apesar de achar que coentro é uma das melhores ervas que existem, tem gente que não acha. Portanto, 'quérido(a)', se você não gosta, não se estresse. Troque por salsinha.

* Eu prefiro fazer o caldo com ervas secas, mas um bouquet garni vai super bem. Com certeza.

* Não sabe o que é Bouque Garni? Veja em: http://batuquenacozinha.oi.com.br/abcozinha.php?abc_id=83

* Um risoto atinge seu ponto perfeito em no máximo 20 minutos. E precisa descansar uns 3 minutos antes de servir. Depois de fazer muitos vi o quanto é importante. Risoto 'al dente' e cremoso é tudo de bom...

Agora vamos à receita que dá para 4 pessoas:


RISOTO DE CAMARÃO



300g de camarão médio descascado e limpo

1 cebola picada

4 dentes de alho amassados

Azeite

1/2 xícara de coentro picado

1 litro e 1/2 de caldo de legumes

1 taça de vonho branco seco

sal e pimenta a gosto

300g de arroz arbóreo ou carnaroli

2 colheres de sopa de manteiga

1/2 xícara de queijo parmesão fresco ralado



Fazendo o risoto:



A primiera coisa a se fazer é refogar os camarões com azeite e metade do alho só até mudarem de cor. Não se esqueça de temperá-los com um pouco de sal e pimenta. Reserve-os.
Na mesma panela que fez os camarões refogue a cebola e o restante do alho com um pouco de azeite e metade da manteiga. Acrescente o arroz e continue fritando. Quando os grãos começarem a ficar translúcidos coloque a taça de vinho branco. Nesse momento - mexendo sempre - o vinho vai começar a soltar o seu aroma e o arroz o seu amido. Vá acrescentando conchas de caldo(já coado) e continue mexendo. Sempre que o caldo começar a secar coloque mais e continue mexendo. Passados 10 minutos verifique o ponto do arroz. Se estiver começando a ficar mais macio coloque os camarões e termine o processo de cozimento por mais 5 minutos.


Atenção: Cada fabricante de arroz indica o tempo recomendável para o cozimento, portanto é importante ter atenção pois os camarões só devem entrar nos últimos 5 minutos. Se ficarem mais que isso podem passar de seu ponto e camarão borrachudo ninguém merece!


No momento em que os camarões já foram incorporados coloque o coentro(ou salsinha) e mexa bem. Desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga e o queijo ralado. Mexa vigorosamente e tampe a panela. Deixe descansar por 3 minutos e sirva!


Na foto abaixo, eu servi com salmão assado com azeite, sal e pimenta.


Comentários