Espaguete com molho de camarão

Finalmente estou de volta!! A semana passada foi uma correria!
Ontem, a noite foi chegando e eu estava com uma vontade de comer alguma coisa gostosa. Pensei em ir em algum dos restaurantes que estão participando do festival Sabor Brasil aqui em Brasília. Peguei a revista com a lista dos pratos e antes que eu pudesse escolher algum começou a chover pra caramba. E quem conhece um pouquinho de Brasília sabe que nessa época do ano mesmo quem não é feito de açúcar se desanima em sair nessas tempestades que acontecem por aqui. Corri pra salvar minhas ervas da chuvona e resolvi garimpar a geladeira e fazer algo gostoso e rápido mesmo. Sair nem pensar...

Essa receita é super simples e tirei de um dos livros do Jamie Oliver que tenho - A Itália de Jamie - e como não consigo ficar sem mexer em receita nenhuma, fiz as minhas alterações. Sempre quando faço uma receita pela primeira vez faço exatamente o que ela manda. Da segunda em diante, aí eu já não garanto a fidelidade... Principalmente porque nesse caso - o de uma receita de fora do Brasil - nem sempre eu tenho ou encontro todos os ingredientes.

*O camarão que usei foi o médio e o que tinha aqui é aquele de floripa, rosa e com a casca grossa.
*Tenha muita atenção ao ponto de cozimento do camarão. Ele é apressadinho e um minuto a mais na panela, sua textura vira de borracha. No caso desses que usei, 1 minuto de cada lado em panela bem quente foi o suficiente.
*Tomates pelados são uma delícia mas quem não gosta dos pedaços, sementes ou até mesmo não achar pode usar a passata(que são os tomates pelados processados e passados na peneira). A passata vem em vidros grandes e é igualmente deliciosa.
*Volto à questão do coentro. Essa erva é perfeita com frutos do mar e peixes, mas se você não gosta de jeito nenhum use a salsinha. Mas eu recomendo, muito, o coentro.
*O limão siciliano é aquele amarelinho e que não recomendo substituir pelo verde. O primeiro é bem suave e seu sabor vai se juntar aos outros ingredientes. O limão verde é muito forte e além de aparecer demais na receita pode aumentar a acidez dos tomates.


Espaguete com molho de Camarão

300g de espaguete
1 colher de sopa de sal grosso
20 camarões médios descascados e limpos
1 limão siciliano(retire as raspas e esprema o suco)
1/2 cebola roxa
4 dentes de alho amassados
Sal
Pimenta moída na hora
Azeite
1/2 maço de coentro picado
1 lata de tomates pelados levemente amassados(com o seu molho)
2 colheres de manteiga sem sal

Numa panela grande cheia de água coloque o sal grosso e deixe ferver. Coloque o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. Em uma frigideira bem quente coloque com azeite e metade da manteiga o alho e os camarões. Quando os mesmos mudarem de cor tempere com sal, pimenta e o suco do limão e reserve em um recipiente. Nessa mesma frigideira coloque o restante da manteiga e mais um pouco de azeite. Coloque os tomates e deixe levantar fervura. Tempere com sal e pimenta e acrescente os camarões. Desligue o fogo e coloque o coentro e as raspas de limão siciliano. Misture tudo com o macarrão e sirva com queijo parmesão ralado na hora.

Comentários

  1. Também adoro coentros!
    E vou adorar esta massinha com camarão...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu nao gosto de coentros mas esse espaguete parece ser muito gostoso.
    beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!