Noite do petisco

No post anterior eu disse que gostava de fazer em casa as coisas gostosas que costumo comer na rua. Sempre fazemos aqui em casa a tão famosa "Noite do Petisco" e num dia desses eu reproduzi uns mini hamburgueres - que na foto não parecem tão mini - e sucesso foi total. Não importa na casa de quem seja. Todo mundo pede.
Como o título de hoje é sobre petisco vou colocar aqui mais de uma receita. Pra quem quiser fazer todas em sua própria noite do petisco.
Chega de conversa e vamos às considerações iniciais.

Mini Hamburguer:

*O broto de alfafa usado para enfeitar é o melhor para essa preparação. O outros não têm a beleza e a 'leveza' que esse tem.
*Se não encontrar o broto, corte alface em tirar bem finas.
*Se não tiver mostarda dijon coloque a metade da quantidade da normal. Digo isso porque a normal tem um gosto meio artificial que não funciona muito bem. Ou então use aquela mostarda em grãos na mesma quantidade da dijon.
*As sementes de coentro já se encontra trituradas em supermecados. Ou então vá na feira que naquelas bancas de tempero eles trituram pra você.
*Em um pedido de última hora usei pão de forma para a base e funcionou super bem.
*Se não quiser fazer o molhinho de tomate pode utilizar fatias de tomate bem pequeno. Como está na foto.
Mini Hamburgueres

400g de carne moída sem gordura
1 cebola picada ou triturada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 colher de chá de sementes de coentro trituradas
1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora
sal e pimenta a gosto
1 ovo
1/3 de xícara de farinha de rosca ou de semolina
1 pacote de broto de alfafa
50 fatias pequenas de pão
azeite

Refogue a cebola e o alho em azeite. Retire do fogo e em uma tigela coloque esse refogado e misture a carne, a mostarda, o coentro, o queijo, o ovo e a farinha. Misture bem com as mãos até que fique bem homogêneo. Deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Enquanto isso faça o molho de tomates:

6 tomates sem pele e sem sementes maduros picados
1/2 cebola ralada
azeite
sal
pimenta
1 colher de chá rasa de açúcar
1 xícara de água ou caldo de legumes

Refogue a cebola em azeite com o açúcar até que fique transparente. Atenção para não deixar o açúcar caramelizar. Acrescente os tomates e tempere com sal e pimenta moída na hora. Coloque a água e deixe em fogo bem baixo por 30 minutos. Se necessário coloque mais água para que não seque. O resultado final deve ser uma pasta úmida de tomates. Experimente o tempero e verifique se não ficou doce. O sabor deve ser algo entre o salgado e o doce.

Montando:
Molde 50 hamburguinhos e passe-os na frigideira com azeite. Em outra frigideira, unte levemente com azeite e doure uma face dos pães. Nessa face dourada você pode passar uma fina camada de azeite ou de maionese. Em cada pão coloque um hamburguer. Em cima um pouquinho do molho de tomates e o broto. Ai que delícia!!! ;)

Mais sugestões de mini sanduiches:


Os primeiros são pãezinhos de leite que comprei na padaria. No recheio foi aquele atum de latinha com um pouco de maionese e pimenta moída na hora. Tinha umas mini alfaces roxas e coloquei também queijo parmesão ralado grosso. Estão acompanhados de coxinhas da asa picantes. Quando tiver uma foto só delas coloco a receita aqui.
Na foto ao lado tenho 2 tipos. Ambos são fatias de pão de forma passadas em requeijão. O que muda é a cobertura. Um está com uma rodelinha fina de cebola, queijo mussarela e orégano. O outro está com queijo mussarela e por cima tirinhas finas de pimentão vermelho e amarelo com gergelim. Todos dois eu levei ao forno para dourar.

Coloque sua cerveja na geladeira e divirta-se!!


Comentários

  1. adorava ter participado nesse petisco.... só coisinhas boas, hein?

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos petiscos todos! Muito bons e bonitos. :-)

    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!