Saladinha básica

Nos fins de semana o menu é sempre mais rico e pra balancear a comilança, me forço a cinco dias por semana tentar comer menos e mais saudável. Tento manter uma dieta balanceada(quando consigo) e essa salada de grão de trigo é bem legal.
Conheci esse grão lá no sul, quando fiz meu curso de gastronomia italiana. Nunca comentei que fiz o curso lá no sul né? O site de lá é esse aqui. Em Flores da Cunha as opções são mínimas e no começo a turma sempre almoçava num restaurante da cidade chamado L'osteria del Gallo. Seu Clóvis, o dono, cuidava da gente super bem e antes de cada refeição ele nos oferecia alguma sopinha. A minha preferida era a de frango com legumes e grãos de cevada - que era como ele chamava o grão de trigo. Era tão boa!!
Nunca cheguei a tentar a fazer a tal sopinha mas a salada com os grãos sempre rola aqui em casa.

*Eu sempre compro grãos de trigo em lojas especializadas, aquelas que vendem produtos naturais como farinha de soja e integral.
*Deixe eles de molho de um dia para o outro. É importante esse tempo porque sua casaca é muito dura o que dificulta sua hidratação.
*Adicione os vegetais que desejar. Os que coloquei na minha podem não ser os seus preferidos nem os que acha mais gostosos. A única coisa que acho importante é que estejam frescos e crocantes.
*Azeite é bom demais e o extra virgem é o tipo que deve ser usado aqui, pois quando cru ele oferece muita coisa boa.
*Se quiser acompanhar com alguma carne eu recomendo as brancas. O sabor do grão é marcante e a suavidade do sabor das carnes brancas combinam super bem.
*A vagem francesa é aquela mais verde e mais fininha. Se não achar a fresca pode fazer sem ela. Ou utilizar a comum, é claro.

Salada de Grão de Trigo

1 cebola roxa pequena picada
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão amarelo picado
6 unidades de vagem francesa
2 colheres de sopa de coentro fresco picado
1/2 xícara de grão de trigo desidratado
3 xícaras de água filtrada para hidratar
4 xícaras de água fervente para cozinhar o grão

Cozinhe o grão na panela de pressão que é mais rápido. Aqui em casa leva mais ou menos uns 30 minutos. Você vai saber que ele está cozido quando estiver levemente aberto. Em uma panela separada refogue os legumes e tempere com sal e pimenta moída. Escorra os grãos cozidos e misture à esse refogado. Tempere com azeite extra virgem e coloque o coentro e sirva!

Comentários