A Teoria do Gostoso

Tenho uma teoria que uma receita para ser gostosa ela deve seguir o preceito de que quando só se combinam ingredientes gostosos seu sucesso é garantido.
É a Teoria do Gostoso.
Por exemplo: Macarrão -> gostoso + Tomates -> gostoso + Azeite -> gostoso + Manjericão -> gostoso. Tudo isso = GOSTOSO.
É fácil. É só juntar coisas gostosas que só pode ficar gostoso!

Veja bem na combinação abaixo. Não tem como errar:

*É sempre bom escolher abobrinhas pequenas, que têm menos sementes e são mais firmes.
*A paleta de porco que comprei no mercado veio cortada em grandes fatias de uns 3 dedos de espessura. Pode ser um pernil cortado dessa mesma forma.
*Se não gosta de carne de porco faça com fraldinha. É muito boa e dá pra fazer na frigideira também.
*Usei o vinho chardonnay que acho que combina bem com a carne de porco. Mas veja bem, não sou nenhuma enóloga. Meu gosto é puramente instintivo. Só certifique-se de que o vinho que vai usar seja um seco.
*Lembre-se que o caldo é sempre sem sal, o que me garante que apenas o sabor dos legumes vai prevalecer e o acerto do sal ficará bem mais fácil.
*O sal de ervas eu fiz assim: soquei no pilão tomilho, manjerona e sálvia frescas com sal grosso e um pouquinho de azeite.
*Fiz para 2 pessoas.


Paleta de porco ao vinho branco acompanhado de Risoto de Abobrinha

Para a paleta:

3 dentes de alho amassados
sal de ervas a gosto
1 peça pequena de paleta de porco com pouca gordura
3 xícaras de caldo de legumes
1/2 taça grande de vinho branco seco
azeite

Tempere a carne com o sal, um pouco de azeite e o alho. Esfregue bem esse tempero na carne e deixe descansando por uns 10 minutos. Aqueça bem a frigideira e coloque o azeite. Coloque a carne e deixe dourar dos dois lados. Quando estiver bem dourada coloque metade do vinho. Nesse momento o fundo da frigideira "se solta" e quando o aroma do vinho começar a sumir coloque 1 xícara do caldo. Tampe e deixe ferver. Abaixe o fogo e vá acrescentando o caldo conforme for evaporando. Esse processo deve durar uma meia hora até que a carne esteja cozida por completo. Retire a carne da frigideira e reserve. Com o que sobrou na panela, misture o restante do vinho e deixe reduzir para formar um molho.


Para o risoto:

1 abobrinha sem sementes cortada em pequenos pedaços
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
1 cálice de vinho branco seco
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
120g de arroz arbóreo
Azeite
Sal e pimenta a gosto
1,5l de caldo de legumes

Refogue as abobrinhas em azeite e alho e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe na panela apenas para que pegue o gosto, mais ou menos uns 2 minutos. Reserve. Na mesma panela coloque a metade da manteiga com a cebola. Quando ela começar a clarear coloque o arroz e mexa bem. Acrescente o vinho e continue mexendo até que o mesmo se evapore. Siga o procedimento padrão de um risoto, acrescentando caldo e mexendo até que ele chegue ao ponto de al dente. Nesse momento, coloque as abobrinhas e desligue o fogo. Coloque o restante da manteiga e mexa vigorosamente para que o risoto ganhe brilho e cremosidade. Coloque o queijo ralado, tampe e deixe descansar por 1 ou 2 minutos.


P.S.: Se tem alguma coisa nessas receitas que você não ache gostoso, invente o seu. Afinal, o gostoso é de cada um. ;-)

Comentários