Filé Suíno

Carne de porco é uma delícia. Nos últimos anos ela vem ganhando cada vez mais espaço nas mesas principalmente porque sua qualidade subiu muito e aquele medo dela vem diminuindo. Eu sempre gostei bastante de carne de porco. Sempre achei muito saborosa, sem falar que seu visual sempre é lindo num prato. Tenho algumas formas de fazê-la e ao encontrar um pedaço de filé mignon dela no meu freezer resolvi fazer hoje. Nessa receita ela tem um "quê" oriental por causa do gengibre e do shoyu, mas você pode fazer do jeito que mais gostar, porque ela fica delícia de qualquer jeito. O pedaço que tinha era pequeno e cortar medalhões dela para duas pessoas não ia ficar bem servido. Resolvi então fazê-la render e para isso não existe jeito melhor do que as tirinhas tradicionais da cozinha oriental. E para acompanhar um purê rústico de legumes ficou perfeito.


Antes saiba que:

*A carne de porco pode ser encontrada em vários cortes. Para essa preparação o filé mignon ficou perfeito pois a sua maciez ajudou na rapidez do preparo.
*Os legumes do purê podem variar de acordo com o seu gosto. Só tenha atenção que como é um purê, aqueles que são mais fibrosos podem não produzir um efeito final agradável.
*A vagem que usei é a do tipo francesa, aquela mais fininha e verde escuro.
*Gengibre é uma planta de sabor forte, portanto dose em sua receita conforme o seu gosto.
*Se quiser usar o óleo de amendoim em vez de azeite fique à vontade.
*O requeijão do purê pode ser substituído pelo creme de leite de caixinha.


Filé Suíno com verduras e purê rústico de legumes


Carne:
1 peça pequena de filé mignon de porco
1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
1/2 pimentão amarelo cortado em tiras
10 unidades de vagem cortada em rodelinhas
1/2 cebola pequena passada em processador
2 dentes de alho amassados
1/2 colher de chá de gengibre descascado e passado no ralador
1/4 de xícara de molho shoyu
Azeite
Sal e pimenta a gosto

Purê:

1 batata média picada
1 cenoura média picada
1/2 chuchu picado
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
1 pitada de açafrão
sal de ervas
pimenta moída na hora
2 colheres de sopa de requeijão
1/2 colher de manteiga sem sal
Purê:

Refogue os legumes picados na cebola e no alho. Tempere com o sal de ervas e a pimenta. Coloque água até cobrir os legumes e deixe ferver até que os legumes fiquem bem cozidos. Se precisar coloque mais água. Quando estiverem bem macios deixe a água evaporar completamente. Com um fué (batedor de arame) bata bem os legumes até que fiquem com textura cremosa. Se quiser pode bater na batedeira. Não bata até que fiquem completamente amassados. Deixe com alguns pedaços para que tenha o visual rústico. Acrescente a manteiga e o requeijão e mexa bem.

Carne:

Refogue as tiras de filé até ficarem douradas. Acrescente a cebola, o alho e o gengibre e tempere com sal e pimenta. Cuidado com o sal pois o shoyu é bem salgado. Acrescente os pimentões e uma concha de caldo dos legumes do purê ou de água. Coloque o shoyu e deixe ferver. Coloque a vagem e deixe até que cozinhe. Se precisar coloque um pouco de líquido.

Comentários

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!