Lanchinho rápido

Esse é um sanduiche frio bem gostoso e que quando eu morava lá em Niterói/RJ chamava de Torta Salgada. Prato fácil e que sempre estava presente nas festinhas de aniversário. Lá a versão tinha uma camada doce. Como não gosto muito da mistura de doce com salgado faço a minha sem essa camada. Outra coisa que acho legal é sempre servir com uma saladinha. No caso da que está na foto tenho que admitir que beleza não é um adjetivo que a acompanha, mas 'delícia' facilmente sim. O molho dela também é algo delicioso e só realça o sabor do peito de peru defumado e o broto de alfafa. Note bem que é a básica 'alface com tomate' melhorada.

É sempre bom começar com algumas dicas:

*No mundo das alfaces, a variedade que mais gosto é a americana. É bem crocante e se mantém assim por um bom tempo. Sem falar que seu sabor é mais suave e sem aquele amargo característico de algumas folhagens.
*Tomate italiano é gostoso mas acho que como ele sempre está disponível mais maduro pode ser que ele não fique legal na salada já que a mesma leva uma quantidade considerável de molho.
*Os brotos em geral são legais, mas o de alfafa é o que mais se incorpora a sabores crus. Por ser bem pequeno e sem grão ele vai muito bem em saladas.
*Não use a cebola roxa nessa preparação. Por ser roxa ela vai soltar sua coloração na cenoura e vai manchar o seu sanduíche.
*Você pode fazer a sua maionese. Não vou colocar nenhuma receita aqui porque cada um tem a sua preferência. E além disso confesso que nunca fiz.
*Você pode ainda usar creme de leite de caixinha, mas nesse caso, para o meu paladar, eu acho que fica mais gorduroso.

Torta salgada

2 pacotes de pão de forma sem casca
2 cenouras pequenas sem casca trituradas
1/4 de cebola pequena triturada
2 latas de atum sem água ou óleo
6 ovos cozidos e picados
sal e pimenta a gosto
3 colheres de sopa bem cheias de maionese

Misture a cenoura com a cebola e tempere com sal e pimenta. Misture uma colher de maionese. Em outro recipiente misture o atum com uma colher de maionese e tempere com pimenta apenas. Por fim, separadamente também, misture os ovos picados e temperados com um pouco de sal e pimenta e misture com a colher restante de maionese.
Agora é simples: Em um refratário faça camadas de pão e pastas começando e terminando com pão. Decore com um pouco de cada pasta em cima para ficar mais bonitinho. Sirva fatias com a salada.

A salada:
Alface americana ou crespa rasgada
Tomate picado
Broto de alfafa
Peito de peru defumado rasgado

Molho da salada:

2 colheres de creme de leite de caixinha
1 colher de sobremesa de orégano
sal a gosto
Azeite
suco de 1/2 limão pequeno

Misture bem e misture na salada.

Comentários

  1. Adoro tb um lanchinho.
    Seu prato ficou mto bonito.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. San´duíches para mim é uma refeiçaõ completa...adoro.
    Ótimas dicas.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!