terça-feira, maio 13, 2008

Lentilha

A lentilha é um grão delicioso e combina bem com um monte de coisas. A maioria das pessoas deve conhecer o arroz com lentilha ou até mesmo cozidinha no seu caldo. Seja qual for o jeito ela não combina só com a ceia de ano novo. Quando ela está no caldo com lingüiça calabresa picada e refogada acompanha perfeitamente um filé de salmão grelhado. Com o arroz o peito de frango dourado e com molho shoyu fica deliciosos. Da forma que fiz também é muito boa. Está acompanhada com carne moída, abóbora japonesa e um pouquinho de brócolis.

*Pode deixar lentilha de molho antes de cozinhar, mas se não tiver tempo ou esquecer, cozinhando na panela de pressão ela fica pronta relativamente rápido.
*Brócolis é delicioso e se quiser refogá-lo separadamente com alho vai ficar melhor ainda.
*O melhor corte de carne para moer é o patinho, porque ele não tem gordura demais, mas acém também fica bom. Basta moer apenas uma vez.

Carne moída com lentilha e legumes

300g de carne moída
1 xícara de lentilha cozida e escorrida
1 concha da água do cozimento da lentilha
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
1 maço de brócolis
1/4 de abóbora japonesa picada
1/2 xícara de coentro picado(ou salsa, se preferir)

Refogue a carne moída com a cebola e o alho. Acrescente a abóbora, a lentilha e o caldo da lentilha. Deixe ferver até que a abóbora esteja macia. Refogue o brócolis separadamente com alho. Quando o líquido secar acrescente o brócolis e o coentro. Acerte o tempero. Sirva quente.

2 comentários:

Marizé disse...

Lentilhas são de facto um alimento muito saboroso, versátil e saudavel.

Bj

Leila disse...

eu adoro lentilhas e de todas as cores.
beijinhos

Related Posts with Thumbnails