Minha versão de carne louca


Sempre que vejo receita de carne louca fico pensando porque será que ela se chama assim. Não tem nada que a faça louca muito menos ingredientes que possam ser considerados loucos. Vai entender...
De todo o jeito essa carne é uma delícia e para mim é a única forma de se fazer um lagarto delicioso. Todos os outros jeitos que já vi e já comi não são tão saborosos quanto esse. Mas atenção: esse é o MEU gosto. Sinta-se livre para achar o que quiser.
Antes de mais nada acho legal citar os cortes de carne que temos aqui no Brasil - essa é para minhas leitoras portuguesas ;-) - porque sei que nem sempre são os mesmos do resto do mundo. Por isso o link a seguir é legal. Clique aqui para saber por que. O lagarto existe em dois cortes: o redondo e o plano. Ambos servem para essa preparação.

*Atenção para a limpeza da carne. Retire tudo que for branco. Quanto mais limpa mais deliciosa.
*Pode usar o pimentão verde, mas coloque apenas na hora de servir para não perder cor.
*O gergelim torrado é legal, mas para essa receita ele pode ser um pouco forte, já que os temperos já têm a sua personalidade.
*Para o tempero caseiro pedido na receita passe no processador ou liquidificador 1 pimenta dedo-de-moça sem caroço, 1 cebola grande e 5 dentes de alho descascados com 1 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de azeite até virar uma pasta.

Lagarto ao Shoyu

1 peça de lagarto limpo
3 colheres de sopa bem cheias de tempero caseiro
pimenta moída na hora a gosto
Azeite
1/2 xícara de chá de molho shoyu
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho amassados
1 pimentão vermelho cortado em tiras finas(jullienne)
1 pimetão amarelo cortado como o vermelho
1/2 xícara de gergelim claro

Passe o tempero caseiro na carne toda e deixe descansando enquanto corta os ingredientes restantes. Numa panela de pressão bem quente coloque azeite e doura a carne até que toda a sua superfície fique bem dourada. Se a carne for muito grande para a panela pode cortar em dois pedaços para dourar mais facilmente. Feito isso, retire a carne e reserve. Doure a cebola com o alho na mesma panela e coloque o molho shoyu. Coloque a carne de volta na panela e complete com água ou caldo de legumes até que cubra a carne. Tampe e quando começar a fazer barulho conte 40 minutos. A carne deve estar desfiando. Em uma panela separada refogue os pimentões levemente temperados com pimenta e coloque a carne desfiada. Coloque 4 conchas de molho e deixe ferver. Sirva com o gergelim por cima.

Comentários

  1. Achei bastante interessante sua sugestão, o lagarto realmente merece uns temperos mais caprichados.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!