De mandioquinha


Mandioquinha também é chamada de batata baroa. Batata baroa também é chamada de mandioquinha. Esse legume, que lá em casa e acho que na casa de muita gente só rolou quando tinha neném, é muito nobre para um simples legume. O mais engraçado é como a gente deixa de comer certas coisas ao longo da vida sem um motivo forte o suficiente. Não sei porque deixei de consumir, mas me sinto triste por não saboreá-lo tanto quanto gostaria. No caso da receita da vez eu não quis que ele fosse um simples purê, ou nhoque(como já postei por aqui) ou mesmo um caldinho.
Confesso que a idéia veio sem querer porque fiz sim um caldinho ontem e o mesmo não deu muito certo. Ajustes no sabor que na hora não consegui resolver. Hoje ele virou salgadinho gourmet, que é como gosto de chamar as versões de salgadinhos de festinhas de criança que a gente faz com ingredientes mais nobres que normalmente usaríamos.

Vamos lá então.
*A mandioquinha cozinha super rápido, poranto não tem desculpa para não fazer quando dá vontade.
*O queijo para rechear pode ser qualquer um que não tenha sabor forte demais, apesar do brie ficar delicioso. O que quero dizer é que queijos fortes como o gorgonzola são um tanto fortes para esse sabor.
*Não empanei porque simplesmente no momento que fiz não tinha farinha de rosca. Resolvi tentar e deu certo!
*A Semolina é a parte nobre do trigo e muitas preparações são feitas com ela. Uma das mais famosas é o Nhoque de Semolina que é aquela massa de nhoque cortada em rodelas e levada para gratinar com queijo parmesão ralado por cima. Usei na receita para dar uma leveza maior e acentuar a cor amarelo ouro tão bonita da mandioquinha.

Salgadinhos de mandioquinha recheados com queijo

3 mandioquinhas médias descascadas e picadas
1l de caldo de legumes
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
3 colheres de sopa de semolina
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de queijo parmesão ralado
azeite
1/2 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
500g de queijo mussarela cortada em cubinhos ou ralada em ralo grosso
Óleo de milho para fritar

Em uma panela refogue a cebola e o alho em azeite. Acrescente a mandioquinha e mexa bem. Tempere com sal e pimenta. Coloque o caldo de legumes e deixe ferver em fogo brando até que o legume esteja bem cozido. Feito isso, passe a mistura no liquidificador e bata bem. Retorne ao fogo e quando subir fervura novamente coloque a semolina e mexa bem. Começando a borbulhar novamente acrescente o queijo parmesão ralado e mexa bem. Deixe levantar fervura de novo e acrescente a farinha de trigo e mexa vigorosamente até virar uma bola de massa. Coloque sobre uma tábua e abra um pouco para esfriar. Sove um pouco a massa e abra com um rolo. Corte círculos e recheie com o queijo mussarela. Pode fazer o formato que desejar. De coxinha, de risole ou bolinhas fica delicioso do mesmo jeito!!


Comentários

  1. Clarissa, achei o maximo o teu risoles. de mandioquinha nunca comi.
    beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!