Salmão

Vou começar falando sobre o que acompanha esse peixe nessa receitinha que fiz rapidinho. A lentilha já foi estrela de outra preparação que já postei por aqui não faz muito tempo. Nessa versão ela vem cozida com um caldo grosso bem temperado com alho e ervas finas simplesmente maravilhoso.

*Deixei a lentilha de molho em água por 4h.
*Enquanto estava de molho fiz um caldo de legumes com uma cabeça de alho cortada ao meio sem soltar os dentes - com casca e tudo mesmo - cenoura, salsão, cebola e um buquê garni com cebolinha, sálvia, tomilho, manjerona, manjericão e salsinha. Tudo isso cozido durante essas 5h em água no fogo bem baixo.

O salmão é um dos meus meus peixes preferidos. Rico em ômega 3 e com uma gordura que faz bem a saúde muita gente o conhece pelo sashimi, que é característico da culinária japonesa. No meu caso, ele está com um tempero super simples e passado no azeite é uma delícia.

*O salmão deve ser limpo antes de ser preparado obviamente, mas a atenção especial à sua limpeza é importante porque ele possui espinhas que são relativamente fáceis de se tirar antes de cozinhar.
*O seu ponto pode ir desde o cru até totalmente cozido. Faça-o no ponto que mais gostar, pois seja ele qual for será sempre um sucesso.
*Para o azeite de ervas: Escolha as ervas que gostar e pique finamente. Esquente levemente a quantidade de azeite que desejar e desligue o fogo. Acrescente as ervas e deixe o azeite esfriar e guarde em um recipiente de vidro em local escuro e fresco. Use sempre que desejar.

Essa receita é para dus pessoas.

Salmão crocante em cama de lentilhas

2 filés de salmão de 120g cada
2 xícaras de lentilhas já hidratadas
1,5l de caldo de legumes
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta a gosto
azeite
azeite de ervas

Em uma panela de pressão refogue o alho com azeite de ervas. Acrescente as lentilhas hidratadas e escorridas e mexa bem. Coloque o caldo de legumes e deixe na pressão por 30 minutos em fogo brando. Destampe a panela e deixe me fogo baixo até o caldo engrossar.
Tempere os filés de salmão com sal e pimenta e em uma frigideira bem quente com um pouco de azeite doure os filés. Certifique-se de que cada lado dos filés tenha passado pela frigideira até o ponto em que sua superfície fique bem dourada e crocante.

Sirva em prato fundo a lentilha regada com azeite de ervas e o filé de salmão em cima.

Comentários

  1. Uma combinação bastante diferente que eu gostaria de experimentar. Salmão é o peixe que prefiro,por isso fico curiosa em saber o resultado quando ele se junta com com ingredientes.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!