Bolo de chocolate


Confesso que não sou boa de bolo. Gosto de bolo, ainda mais de chocolate com coco como esse da receita, mas não sou muito boa. Não tenho a paciência de esperar tudo esfriar para poder montar, de esperar pra poder olhar. Nunca me lembro de molhar as camadas para que fique molhadinho.
No dia que fiz esse da foto foi tudo diferente. Eu tive paciência para mexer o bolo. Tive paciência com o forno, com o recheio, com a calda, com os morangos, com tudo. Foi muito legal ver tudo dar certo.
Quero que o bolo de todo mundo dê tão certo quanto o meu.

*Usei chocolate em pó em tudo. O achocolatado é muito doce.
*A época é de morango. Está baratinho e é delicioso. Fora da época pode substituir por outra fruta ou por alguma fruta em calda sem a calda.
*Para molhar o bolo eu fervi 1 xícara de leite com 1/2 xícara de leite condensado
*A manteiga é em temperatura ambiente. Todos os ingredientes devem estar, na verdade.
*A forma pode ser quadrada ou redonda ou até mesmo de buraco no meio. Se for a última não corte no meio para rechear. Quando for servir coloque o recheio de coco com morangos no centro a jogue a calda por cima do bolo. Fica bem legal.
*O bolo é basicão e depois de muitas tentativas acabei inventando o meu. Por isso, me desculpem se não segue nenhuma norma ou regra. A receita é de quem não faz isso pra viver. Só pra comer...

Bolo de Chocolate Recheado com Coco e Morangos

Bolo:

3 ovos (claras em neve)
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 e 1/2 xícara de leite integral morno
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 xícara de chocolate em pó
50g de chocolate meio amargo derretido
1 colher de chá (bem cheia) de fermento

Bata as gemas peneiradas com o açúcar até virar um creme branco. Coloque a manteiga a bata bem. Retire da batedeira e misture o leite levemente. Misture o chocolate em pó com a farinha e coloque aos poucos no líquido. Coloque o chocolate derretido. Por fim, envolva a mistura com cuidado às claras em neve. Coloque na forma untada e pouvilhada e leve ao forno pré-aquecido a 180°. Passados 20 minutos espete um palito para ver se sai limpo. O bolo estará pronto quando o palito estiver limpo.

Recheio:

1 e 1/2 lata de leite condensado
100g de flocos de coco
1 caixa de morangos cortados em 4

Leve ao fogo o leite condensado e o coco e mexa até levantar fervura. Quando começar a desgrudar da panela retire do fogo e coloque em um recipiente para que esfrie. Não deixe esfriar por completo porque pode ser que fique duro demais dificultando na hora de rechear.

Cobertura:

1 barra de chocolate meio amargo
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco

Coloque o creme de leite para esquentar em uma panela. Quando começar a levantar fervura desligue o fogo e coloque o chocolate ralado. Mexa até que derreta bem.

Montagem:

Corte o bolo em 2 ou 3 partes (depende da altura que o seu ficou) e em um prato grande ou travessa coloque o primeiro disco. Molhe com a calda de leite condensado e coloque parte do recheio de coco. Acrescente parte dos morangos cortados e coloque por cima outro disco de bolo. Repita o processo até chegar ao final. Quando terminar de montar molhe com mais um pouco de calda e coloque a cobertura de chocolate por cima. Enfeite com morangos cortados em rodelas e raspas de chocolate.

Comentários

  1. Clarissa, tu caprichastes nesse bolo. essa ultima foto está de dar agua na boca.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ai que fome o bolo é maravilhoso!!!

    Bjs de Portugal
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Deu trabalho e precisou de paciência, mas o resultado é bom demais. Está lindo este bolo!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!