O ano já acabou...

Nem acredito que esse ano já se passou... Muitas coisas aconteceram comigo esse ano e confesso que muitas delas gostaria que não tivessem acontecido. Infelizmente a gente só aprende legal quando erra e espero aprender melhor no ano que vem por mais acertos do que pelos erros. E chega desse papo deprê de fim de ano!
São comidinhas como a da receita abaixo que me animam e que me deixam feliz. Aconteceu meio que sem querer e o resultado foi ótimo! Parceria de dois queijos que adoro e que são os meus favoritos. De-li-ci-o-so...

As observações estão no final deste post.


Frango dourado ao gorgonzola e Torre de batatas coradas com parmesão e perfumadas com ervas

1Kg de peito de frango em cubinhos pequenos
80g de gorgonzola picado
1 cebola pequena ralada
1/2 caixa de creme de leite
1 cálice de vinho branco
Azeite
Sal e pimenta a gosto
3 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas
Óleo para fritar
Queijo parmesão tipo grana padano ralado a gosto
Azeite de ervas

Coloque as batatas para cozinhar em água com sal por mais ou menos 10 minutos a partir do momento que começar a ferver. Tempere o frango levemente com sal e pimenta e leve a uma panela bem quente com azeite e mexa sempre até que fiquem bem dourados. Reserve o frango. No fundo da panela ficará um resíduo do frango. Na mesma panela coloque a cebola ralada e uma pitada de sal para que ela solte um pouco de líquido e assim comece a formar o caldo com o que sobrou no fundo da panela. Quando começar a diminuir o líquido coloque o vinho branco e deixe evaporar seu álcool. Coloque o gorgonzola e o creme de leite e mexa até que fique bem homogêneo. Se necessário acrescente um pouco de água filtrada ou caldo de legumes ou galinha sem sal. Coloque o frango e deixe ferver até engrossar. Enquanto isso escorra as batatas e frite em óleo bem quente até que dourem. Escorra em papel toalha e monte a torre. Alterne um a rodela de batata e uma colher de sopa de queijo ralado. Sirva com o frango e por cima da torre regue com o azeite de ervas.

* Quanto mais picado o gorgonzola estiver mais rápido ele vai se dissolver no creme de leite.
* O creme de leite pode ser fresco. Se usar o de lata, escorra o soro. Para que fique mais fácil coloque a lata no freezer por alguns minutos que o creme separa facilmente do soro.
* Corte as batatas com pouco menos de um dedo de espessura.
* Se preferir assar as batatas em vez de fritar cozinhe por mais 10 minutos além dos que eu coloquei na receita e num refratário untado com um pouco de azeite faça camadas de batata e queijo. Terminando com o queijo, regue com o azeite de ervas e leve ao forno até dourar.
* Já ensinei a fazer azeite de ervas aqui.

Comentários