Para o ano novo...

Uma ceia de fim de ano não precisa ter quantidade, apenas qualidade. Apesar da que fiz no Natal ter sido um total exagero! Estávamos em 6 pessoas e tinha comida para umas 20! Não sei porque todo ano é assim, só sei que nesse ano conseguimos acabar com tudo, já que no dia seguinte o enterro dos ossos foi com bastante gente. Dá uma olhada no pouquinho de gente que tinha e no monte de comida!!


Já no ano novo não devo cozinhar nada, pois tenho uma festinha pra ir. Porém, se eu fosse pra cozinha faria algo como isso aí. Já coloquei outra receita com filé suino antes por aqui e as aparas que vc não utilizar nessa receita, você pode usar nessa outra.

Agora o porco está sendo cortado como o boi e além dos cortes tradicionais - lombinho, pernil, etc. - existe também alcatra e filé mignon. Fiz esse filé mignon suíno bem simples, mas de sabor incrível.

*O filé você encontra em muitos mercados e como é de porco ele é bem pequeno.
*O limão que usei foi o siciliano, mas o nosso brasileiro também é ótimo.
*Se preferir queijo Roquefort em vez de Gorgonzola, fique à vontade.
*Batatas podem estar com ou sem casca. E também podem ser feitas inteiras em vez de cortadas.
*Creme de leite fresco é melhor, mas o de caixinha pode ser utilizado. O de lata é legal também, só não se esqueça de tirar o soro.
*Escolha tomates maduros. Os italianos têm um sabor mais natural. Os orgânicos só fazem diferença pra mim quando crus. Nessa receita eles recebem calor e o sabor para mim foi o mesmo.

Filé Mignon Suíno com tomates no gorgonzola e batatas assadas

2 filés suinos cortado com uns 2 dedos de altura
sal e pimenta moída na hora
2 limões siciliano (1 cortado em gomos e outro retirado o suco)
raspas desses limões
azeite
1/2 xícara de caldo de legumes
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 batatas grandes cortadas em palito
2 tomates cortados em 4 cada
50g de gorgonzola picado
100g de creme de leite
1/2 taça de vinho branco seco

Ferva as batatas por 15 minutos e leve ao forno com azeite e sal até dourarem. Derreta o queijo com o creme de leite e o vinho branco. Reserve. Em uma frigideira doure os medalhões de filé com azeite. Tempere-os com sal e pimenta a gosto. Retire-os e coloque o suco do limão e o caldo. Deixe ferver um pouco e coloque a manteiga e as raspas de limão. Em outra frigideira doure os gomos de tomates até que dourem. Sirva-os com molho de gorgonzola, as batatas e o filé.

Comentários

  1. Filet mignon suino é mto bom.. uma carne macia e saborosa...
    Vale a pena testar...
    Adorei a dica de acompanhamento, testarei em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!