Pizza

Um dia eu estava entre amigos e a conversa foi parar em comida. Pensamos o que mais gostávamos de comer e eu aceitei muito bem a idéia de que poderia passar super bem comendo pizza todo dia. Ô coisa boa que é. Resolvi escrever aqui tudo que sei quando faço pizza. Prepare-se para um post compridinho...
A receita dessa massa é fácil demais, mas exige um carinho especial, já que sovando a danada por 10 minutos você dá uma pouco de sua energia para ela. Eu fiz quadrada simplesmente porque queria ser diferente.
Dos muitos livros que tenho, nesse dia, resolvi pegar a receita deste aqui:



*Fiz metade dessa receita e deu certinho.
*Não tentei fazer com fermento biológico fresco e sinceramente nem sei qual seria a proporção correta para usá-lo. Não tenha medo do biológico seco, tudo dá certo com ele.
*O açúcar de confeiteiro dourado eu não tenho. Fiz com açúcar cristal e tenho certeza de que com o normal refinado ou até mesmo com o de confeiteiro normal vai dar certo.
*Quando estiver sovando tente 'rasgar' um pouco a massa. O resultado fica bem melhor.
*As coberturas que escolhi foram de coisas que tinha em casa, mas você pode colocar a que desejar.
*Junto com o shimeji você pode colocar shitake e paris.
*Em vez de pepperoni pode fazer de calabresa ou salame.
*Tomates pelados são perfeitos para o molho, pois não exigem panela nem fogão e têm um sabor mais fresco. Para ficar mais fresco ainda use tomates maduros sem pele bem picados e misture com os mesmos ingredientes dos pelados.
*No lugar da abobrinha com cream cheese, pode colocar um refogado de beringela com pimentões coloridos e um pouquinho de queijo de cabra.
*Algumas partes da receita abaixo estão transcritas exatamente como no livro.

'Pasta per pizza'

800g de farinha de trigo branca
200g de farinha de semolina
1 colher de sopa rasa de sal marinho refinado
2 sachês de fermento biológico seco
1 colher de açúcar de confeiteiro dourado
cerca de 650ml de água morna

Faça um monte com as farinha e o sal em uma superfície lisa e abra uma cavidade de 18cm no centro. Adicione o fermento e o açúcar à água morna, misture com um garfo, deixe descansar por alguns minutos e depois despeje na cavidade. Utilizando um garfo e um movimento circular circular, traga lentamente para dentro a farinha de borda interna da cavidade e misture com a água. Ficará parecido com um mingau grosso. Continue a misturar levando toda a farinha para dentro. Quando a massa estiver unida e ficar muito dura para misturar com um garfo polvilhe as mãos com farinha e comece a moldá-la com batidinhas leves até formar uma bola. Sove a massa bem por 10 minutos até que ela fique lisa, elástica e macia.
Polvilhe a superfície da massa e cubra com papel filme. Você pode deixá-la descansando em cima da bancada que a fez ou colocá-la em uma tigela bem grande e cobrir com papel filme. Deixe de 15 a 30 minutos para que ela descanse. Feito isso, divida a massa em 6 bolas e estique-as como quiser uns 30 minutos antes de colocar o recheio. Eu forrei as formas com papel alumínio e polvilhei com um pouco de semolina.

Agora os recheios que fiz:

Em todas eu coloquei tomate pelado picado em seu suco com azeite, manjericão fresco rasgadinho, sal e pimenta moída na hora. Para metade da receita da massa eu usei :

1 lata de tomates pelados
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de manjericão rasgado
Sal e pimenta moída na hora a gosto

200g de pepperoni fatiado
1 xícara de pimentão vermelho e amarelo em tiras


1/2 bandejinha de shimeji
1 dente de alho amassado
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
tomilho fresco
1 abobrinha pequena cortada em tiras sem sementes
1/2 pacote de cream cheese
Azeite
1kg de muçarela ralada (se não usar tudo não tem problema não)


Eu refoguei o shimeji com alho, manteiga, tomilho, sal e pimenta. A abobrinha foi com azeite e sal. Substitui a muçarela por cream cheese na parte de abobrinha. Orégano e um fio de azeite em todas.

Seja feliz.
Saboreie!

Comentários

  1. Clarissa, tudo bem? Feliz 2009, muita saúde e comilanças, adoro comer, rss... Você acertou nos ingredientes, tomilho, shimeje, abobrinha, tbém quero ;)
    Vou adicioná-la na minha cozinha, tá? Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Isso aí ficou mesmo lindo adorei ver ....é um baking tray cheio de cor :) xx jinhos Rico-Receitas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!