Agradecimentos e Chilli Beans

Na semana passada fui convidada para participar de uma matéria de jornal Correio Braziliense dentro do caderno Divirta-se chamada "Teste Brasília" e na sexta que vem aparecerei nessa coluna dando opiniões sobre alguns lugares que servem sanduíches na cidade. Foi muito legal e gostaria de colocar aqui no blog meus agradecimentos para os 3 lugares que visitei. Junto com meu marido e mais uma pessoa fomos super bem recebidos e tudo que experimentamos era delicioso. Devo, porém, citar um deles em especial.


No Hamburgueria Gourmet - que fica no Deck Brasil, na QI 11 do Lago Sul - foi um festival de hambúrgures deliciosos e com a atenção especial dos donos ficou tudo muito mais gostoso. O milk shake de Ferrero Rocher com aquela bordinha de nutella é um espetáculo à parte . É impossível não se apaixonar e não querer voltar lá. O clima americano do lugar, a criatividade dos pratos, tudo é muito legal. Para quem tem pouca fome peça os mini hambúrgures. Para quem quer ser aventureiro peça o de cordeiro. Agora, se o seu negócio é arrebentar a boca do balão (hahaha) peça o hamburguer recheado com queijo chedar. Tudo delícia!! Além de tudo isso ainda tem milk shakes, saladas, costelinha de porco feita em 2 estilos e muitas outras coisas legais. As fotos ao lado eu copiei dos sites Candango e Quero Comer.


Feito o devido registro e agradecimento, vamos à receita. Por muito tempo pensei em fazer algumas comidas mexicanas e o Chilli Beans era uma que sempre fui curiosa para saber como era. Uma amiga é especialista e me ensinou a fazer.
É claro que fiz algumas alterações, que foram apenas para adaptar ao meu paladar. Digo isso porque a gastronomia mexicana se caracteriza muitas vezes pelo uso da pimenta e eu prefiro um sabor mais suave desse tempero. Devo lembrar ainda que não é uma receita fiel à cultura mexicana, mas seus ingredientes principais estão presentes. É comida para um batalhão!!


Chilli Beans


1 Kg de feijão carioquinha cozido
1 Kg de carne moída sem gordura
1 cebola média ralada
4 dentes de alho amassados
1 xícara de coentro fresco picado
1 lata de tomate pelado
2 tomates frescos e bem maduros picados sem pele e sem semente
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão amarelo picado
1 colher de chá rasa de pimenta chilli
1 kg de muçarela ralada
3 pacotes de Doritos
Azeite a gosto
Sal a gosto
Em uma panela bem grande refogue no azeite a carne até que esteja bem soltinha. Retire e reserve. Na mesma panela coloque um pouco mais de azeite e coloque a cebola e o alho até começarem a dourar. Acrescente os pimentões e o tomate fresco picado. Misture bem e tempere com sal e a pimenta chilli. Coloque o feijão com seu caldo, a carne e a lata de tomate pelado. Deixe ferver até o caldo engrossar um pouco. Experimente o sal e a pimenta e acerte se necessário. Na hora de servir coloque o coentro e regue com um fio de azeite. Sirva com queijo muçarela ralado.



*O feijão carioquinha também é conhecido como mulatinho. Eu nunca testei, mas acredito que deve ser uma delícia com feijão vermelho. Em ambos os tipos cozinhe com sal e pimenta preta moída até que os grãos fiquem macios.
*A pimenta chilli é um tipo de pimenta mexicana que aqui em Brasília eu só vi em pó. A nossa boa e velha malagueta picadinha fica ótima também. A pimenta calabresa também fuinciona super bem. Como vê, a sugestão é que seja picante, não importando qual pimenta você vai usar.
*Se você preferir, pode passar a cebola junto com o alho no processador e assim fazer uma pasta.
*O tempo em que ficará fervendo só você pode determinar. O importante é que fique com um caldo grosso para que a carne e o feijão estejam bem unidos, mas sem que sejam uma coisa só.
*Não peça para moer a carne mais de uma vez. Assim ela não se dissolverá no feijão e seu caldo.


Comentários

  1. Fiquei louca por esta bebida, que maravilha, vou ter que provar. Ah, adoro comida mexicana, está ótima sua receita.Bj vizinha.

    ResponderExcluir
  2. estou procurando a pimenta chili em pó e não estou encontrando, vc pode me dar ma dica de onde encontar?
    Elen

    ResponderExcluir
  3. Elen,
    Não sei se você vai voltar aqui para ver minha resposta, mas como não deixou um contato vou responder assim mesmo. Se você mora em Brasília, como eu, você pode encontrar com facilidade no Mercado Municipal que fica na w3 sul. Observe que nas observações no final da receita eu dou sugestões de substituição caso a pessoa não encontre a pimenta chili. Espero ter ajudado e volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Oi Clarissa,

    moro bem perto do mercado municipal, fui lá e não encontrei.... será que é chamado por outro nome?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente não sei Elen. Tente explicar ao vendedor que vc quer usar para fazer comida mexicana. De repente, mesmo que não tenha essa especificamente, talvez ele possa te dar uma opção de igual 'potência'. hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!