Arroz com Frutos do Mar

A idéia era fazer uma paella (e eu até poderia dizer que a receita é de paella), mas sei existem vários tipos e que cada uma tem a sua combinação de ingredientes. Para não arriscar algum erro, sendo arroz de frutos do mar não terei problemas... ;-)
Não tenho muito o que escrever, nem historinhas para contar. Vamos logo ao que interessa:


*Ao comprar os frutos do mar, você pode optar por aqueles kits congelados que estão à venda nos supermercados. Eles são super legais, pois já está tudo limpinho e é só descongelar e usar. Utilize 2 pacotes.
*Se você prefere comprar tudo separado aí a atenção à limpeza é muito importante. O camarão, a lula, o polvo, tudo deve estar perfeitamente limpo.
*Frutos do mar e peixes frescos não possuem um cheiro ruim perceptível e se ao comprar você achar que não está legal é porque não está mesmo. Infecções com esse tipo de alimento costumam ser muito sérias.
*Para esse tipo de preparação o arroz parboilizado é melhor. O tipo agulhinha pode se quebrar e não contribui para a humidade desejada. Já usando o arbório seria preciso um cuidado maior já que o processo teria que ser o de risoto.
*O peixe pode ser o que você desejar. Nesse caso, eu usei a pescada amarela que no dia que fui no mercado estava em promoção. Só recomendo que seja um peixe de carne mais clara.
*Para o caldo utilize a cabeça e rabo do peixe que escolher, mas também pode comprar aqueles já prontos. Se comprar do pronto tenha atenção com o sal porque eles já vêm com sal.
*O açafrão pode ser dissolvido em um pouco do caldo ou colocado junto com o arroz na hora que for refogado com a cebola e o alho. Se for usar em pó siga a receita, mas se for usar o verdadeiro, aquele 'pistilo' da flor, então tenha cuidado porque ele é muito mais concentrado. 
*Se não quiser ou não encontrar o açafrão utilize o nosso bom e velho coloral. Na mesma quantidade do açafrão na receita. Nada mais brasileiro do que ele.
*Recomendo que utilize apenas azeite, porque manteiga com frutos do mar pode ser um pouco pesado. O azeite cai super bem e dá aquele frescor mediterrâneo à sua preparação.
*Você pode fazer numa paellera, mas como eu fiz para bastante gente fiz na panela wok - aquela que se faz comida chinesa.



Arroz com frutos do mar


300g de camarões descascados
100g de camarões com casca
150g de mexilhões limpos sem casca
200g de polvo
200g de anéis de lula
200g de peixe cortado em cubos
1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
1/2 pimentão amarelo cortado em tiras
1 cebola média ralada
4 dentes de alho amassados
1 colher de sobremesa de açafrão em pó
2 tomates sem pele e sem semente picados
1 xícara de coentro picado (ou salsinha)
1,5l de caldo de peixe ou de legumes sem sal
2 xícaras de arroz
sal e pimenta a gosto
Azeite


Você vai refogar todos separadamente. Aqueça o azeite na panela escolhida e refogue os camarões - com casca e sem casca -, os mexilhões, os anéis de lula e o polvo, separadamente e por 3 minutos cada um. Reserve. Refogue os pimentões e reserve. Agora vai a cebola com o alho nessa mesma panela até que estejam levemente dourados. Coloque o peixe e mexa. Acrescente o arroz e mexa bem. Tempere com sal e pimenta. Coloque o caldo e deixe ferver por 15 minutos. Se necessário, durante esse tempo, vá colocando mais caldo. Faltando mais ou menos 5 minutos para o fim recoloque os frutos do mar reservados - menos os camarões com casca - e os tomates picados e mexa bem. O arroz deve estar úmido, portanto coloque mais caldo para que fique assim. Não é necessário muito, apenas para que ele não fique muito soltinho. Passados 5 minutos misture o coentro ou salsinha e em cima enfeite com os camarões e os pimentões. Regue com azeite extra-virgem e sirva.

Comentários

  1. Ficou lindão este arroz Clarisse. Hummmm. Bj.

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pela visita, também gostei muito do teu blog. E este arrozinho está com um aspecto delicioso! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Clarissa
    Este teu arrozinho ficou super bom.
    Feliz fim de semana x

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!