Batata Rösti com Abobrinha


Estou light. Na busca do sabor perfeito para comidas de dieta estou sempre buscando fazer comidas que tenham menos calorias, mas que não fiquem com aquele gosto de dieta. Essa batata é um ótimo exemplo disso, já que é um prato com baixas calorias e que tem um legume camuflado para a criançada se esbaldar e os pais dormirem tranquilos sabendo que os filhos estão comendo vegetais.
A batata rösti, pelo menos aqui no Brasil, é um acompanhamento para o Fondue. Apesar de na descrição do link ser dito que é uma fritura eu usei muito pouco óleo para que ela ficasse douradinha assim.


Batata Rösti com abobrinha

2 batatas médias descascadas
Sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de azeite
2 abobrinhas sem sementes picadas em cubos pequenos
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de coentro picado

Cozinha as batatas inteiras em água e sal. Tome cuidado para não cozinhar demais. Refogue a abobrinha picada com cebola e alho e tempere com sal e pimenta. Escorra a batata da água e deixe esfriar um pouco. Em uma tigela rale num ralador grosso e misture com a abobrinha com cuidado para que não se desmanche. Acerte o sal e a pimenta. Unte uma frigideira antiaderente, aqueça bem e coloque metade da mistura nela. Deixe por alguns minutos e com a ajuda de um prato vire. Recoloque a batata com o lado não dourado para baixo na frigideira e doure novamente. Repita o processo com a outra metade.Sirva imediatamente.


Alguns detalhes:

*Acompanhe com qualquer tipo de carne (até peixe!), ou simplesmente com uma saladinha se a sua dieta for mais radical.
*Para uma versão menos light coloque bacon douradinho, linguiça calabresa douradinha ou queijo muçarela ralada no lugar da abobrinha ou junto com ela.
*O prato que ajuda na 'virada' da batat funciona da seguinte maneira: Coloque o prato na frigideira e vire-a para que a batata caia nela. A parte dourada ficará para cima. Delize a mesma de volta para a frigideira de maneira que o lado não dourado entre em contato com ela. è bem simples porque ela cai com facilidade na panela.
*Se ao executar o processo acima ela se quebrar um pouco, não se desespere. Alise com uma espátula que ela ficará lisinha como na foto.
*Se ao revelar o lado dourado você achar que não ficou do jeito que gosta pode repetir o processo quantas vezes achar necessário.
* Eu sempre digo que se você não gosta de coentro coloque salsinha. Ou qualquer outra erva aromática que desejar.

Comentários

  1. Olá Clarissa
    Excelente receita e bem saúdavel.
    Feliz fim de semana x

    ResponderExcluir
  2. Um prato bem bonito. e delicioso. Qualquer coisa se passa com o teu "feed" pois no meu bogue esta estacionado no "post" esclarecimentos não se move. :D

    ResponderExcluir
  3. Achei! Estava a procurar algo diferente com abobrinhas que adoramos!!!Bjokas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!