Esse ficou bom!


Um dia eu estava no mercado e vi maços lindos de manjericão. As folhas estavam lisinhas, verdinhas e incrivelmente cheirosas. Pensei em uma dia fazer pesto, mas naquele dia eu não sei porque não comprei. Aí, meu marido foi um outro dia no mercado e viu o manjericão e sentiu a mesmo cheirinho que eu. A diferença foi que ele pensou que eu podia fazer um pesto e não ele mesmo... Tudo bem, não foi bem assim, mas ele comprou o majericão e eu acabei fazendo o pesto. E ficou bom demais! Usei meu almofariz de pedra que minha cunhada trouxe pra mim de Ouro Preto. Ficou com um jeito de rústico, com sabor de restaurante italiano e cheirinho de Itália.
O pesto é mais visto com espaguete, que é como eu fiz, mas eu tenho uma receita interessante de batatas cozidas com vagens e pesto que é realmente surpreendente. No caso desse post foi com o macarrão mesmo e fiz um filé para acompanhar. Para fechar com chave de ouro abra um malbec mais jovem e seja feliz.
Um pesto tradicional leva pinoles, alho, azeite e queijo grana padano ou pecorino. O meu foi 'abrasileirado' e levou castanha de caju. Você pode substituir por castanha-do-pará ou nozes. Cada um vai ter uma sabor particular, mas todos serão igualmente deliciosos. O manjericão roxo pode ser usado também. Fiz um pouco pra testar e a única diferença que identifiquei foi na cor.
Cuidado com o alho. Se você for como eu - que ama alho - vai ter que se controlar um pouco para não errar a mão. A dica é amassar antes de colocar no pilão e ir adicionando aos poucos.
Você pode utilizar o liquidificador ou o processador, mas esteja ciente de que a cara do seu pesto não vai ser muito rústica não. Nas fotos você pode observar que ele não aparece muito e isso se deve justamente porque eu usei o almofariz e não triturei completamente nada.


Pesto de castanha de caju

1/2 xícara de castanha de caju picada
1 dente grande de alho amassado
2 xícaras de folhas de manjericão
Azeite a gosto
1/2 xícara de queijo parmesão ou pecorino ralado
1 pitada de sal
100g de espaguete cozido

Em um almofariz amasse o majericão com um pouco de azeite. Coloque as castanhas e amasse novamente. Coloque um pouquinho de alho e misture. Coloque o queijo e mexa bem até virar uma pasta grossa. Tempere com uma pitada de sal e coloque azeite até cobrir essa pasta. Esquente uma frigideira e coloque o pesto e o macarrão já cozido conforme instrução da embalagem e mexa bem. Sirva com filé grelhado ou qualquer outro tipo de carne.

Comentários

  1. Olá Clarissa
    Este pesto deve ter estado super divinal.
    Adorei a combinação.
    Parabéns ao marido pela compra do manjericão e a ti por teres confeccionado esta maravilha.
    Feliz fim de semana x

    ResponderExcluir
  2. Uma delicia não há duvidas, gostei muito da apresentação e sabores. abraço :) ..tas na minha lista de outros blogues, hehe :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!