Petisco do mar. Ou do rio...


Quando eu fiz era pro almoço. Quando comi achei que era melhor com uma cervejinha numa sexta à noite. Seja qual for o jeito posso garantir que todo mundo vai gostar.
Comece pela escolha do peixe. Ele deve ser consistente o suficiente para não perder a forma na hora de empanar e não ter nenhuma espinha. Eu fiz com pescada amarela e acredito que com salmão e robalo também funcione bem. Eu fiz duas receitas de massa para empanar e as fotos são apenas de uma delas. A receita que coloco aqui é com cerveja na massa de empanar e não é da foto. Sendo assim, se quiser fazer igual a da foto não coloque cerveja e no lugar dela coloque água gelada.
Antes de fazer a receita é importante providenciar algumas coisas e ter atenção a outras:

*A mostarda que usei não é muito barata e se você quiser usar a normal diminua a quantidade pela metade. Acho que o sabor da nornal é um pouco artificial e pode tomar conta de tudo. Afinal, são empanados de peixe e não de mostarda. Sem falar que também vai limão.
*Falando em limão, você pode utilizar o siciliano e nesse caso eu acho melhor só as raspas dele que são um pouquinho menos doces do que o suco. Eu usei o nosso verdinho mesmo.
*A cerveja da massa tem que ser clara porque do contrário vai deixar a massa mais escura, o que não hora de fritar pode dar um sabor amargo. Para acompanhar escolha a que gosta mais. ;-)
*A água deve ser adicionada aos poucos para que a massa para empanar não fique muito líquida.
* Fritar no azeite é mais caro, mas se quiser um sabor diferente prefira ele.



Empanados de Peixe

200g de peixe cortado em cubos
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de água gelada
1/2 xícara de cerveja
Azeite
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de mostarda dijon com grãos
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de suco de limão
Óleo para fritar

Tempere o peixe com sal, pimenta, mostarda, suco de limão e alho e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Para a massa, bata o ovo levemente e misture a cerveja e tempere com sal. Coloque a farinha e bata bem até ficar liso. Coloque água se necessário. A consistência deve ser aveludada, como se fosse uma massa de panqueca.
Ecorra o líquido que se formar no peixe e mergulhe na massa. Retire os cubos de peixe diretamente para o óleo quente e frite-os até dourar.

Comentários

  1. Ke delicia mesmo gosto disso mesmo assim. :D

    ResponderExcluir
  2. Assim cmo disse i ricardo..."gosto disso" e muito hehehehehe

    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  3. Menina isso é minha perdição...qdo consigo perder uns klinhos, dou uma escorregada nesta tentação! Como vc diz : comer é bom demais!
    Brigaduuu pela visita, volte sempre. Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!