Salmão. Creme de Ricota.

O creme de ricota era para ser créme fraiche. Usei o primeiro para substituir o segundo. O salmão fresco era para ser salmão defumado. Também usei o primeiro para substituir o segundo. E no final não me arrependi de nada. Ficou tudo uma delícia.
A receita era para ser a do novo livro do Jamie Oliver que ganhei.
O livro é esse aqui:


Que coisa linda é esse livro. Tantas receitas frescas e lindas. Dá vontade de fazer tudo toda vez que vejo. Recomendo. Aliás só recomendo livros dele, né? Qualquer dia desses faço uma receita do livro da Nigella que também é ótimo. E muitos outros que tenho por aqui. Todos eles resultado dos mimos do maridão.

Por que substitui e por que adorei:

*O salmão defumado não é muito fácil de achar. Já vi por aqui, mas nunca tive coragem de me arriscar. Se achar salmão fresco lindo e não quiser cozinhar, corte como se fosse sashimi e sirva assim. Perfeito também.
*Só não recomendo que troque por outro peixe, porque não acho que não vá combinar muito bem com os acompanhamentos.
*Batatas podem ser grandes cortadas em pequenas ou podem ser daquelas que já são pequenas.
*Alcaparras podem ser pequenas ou grandes também. Só escorra-as de sua água e lave um pouco em água corrente para retirar um pouco do excesso de sal.
*Azeite. Muito azeite. Ele é importante aqui.
*Prefira a ricota fresca em vez da temperada ou defumada. Fica mais suave.
*Usei coentro em vez de Dill. Só porque gosto mais. Sei que tem gente que vem aqui e que gosta mais de salsinha. Fique à vontade.
*E por fim, o creme de leite. Não utilize o de lata. Muito pesado. E o fresco até pode, mas a cremosidade da ricota não vei ser a mesma se usar o de caixinha.


Salmão com batatas, alcaparras e creme de ricota no azeite

2 filés de salmão sem pele
Sal e pimenta a gosto
Azeite
200g de batatas descascadas
1 xícara de alcaparras
Dill ou coentro picado
150g de ricota
4 colheres de sopa de creme de leite de caixa(tipo UHT)

Tempere os filés com sal e pimenta. Reserve.
Coloque as batatas para cozinhar em água e sal. Enquanto isso, passe a ricota pela peneira ou amasse com um garfo. Tempere a ricota com sal e pimenta e misture aos poucos o creme de leite e azeite. Se achar necessário, adicione mais creme leite à ricota. A consistência deve ser de um creme firme que se mantenha na mesma forma ao ser colocado no prato.
Quando as batatas estiverem cozidas escorra e coloque em uma tigela. Misture as alcaparras e mais ou menos meia xícara de azeite. Misture tudo enquanto a batata estiver quente para que o sabor do azeite fique bem marcante e batata o absorva um pouco. Você pode deixar do jeito que está ou pode dourar um pouco numa frigideira bem quente.
O salmão você pode fazer assado ou grelhado. Eu fiz assado. Coloquei os filés no forno bem quente regados com azeite por 15 minutos.
No prato ou travessa coloque primeiro as batatas. Por cima o salmão e no topo a ricota regada com um pouco de azeite. Enjoy!

Comentários

  1. Quando se trata de peixe também prefiro o coentro...amei , amiga...devia estar delicioso! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus pratos preferidos... :)

    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  3. É o meu amigo Jamie Oliver, eu também gosto muito das receitas dele, e esta interpretação ficou linda, bem apresentado e saborosa.Eu e ele temos estilos semelhantes de cozinhar hehe..gostei desse posting. parabéns. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Clarissa
    Parabéns pelas 3 vitórias.
    Pelo marido que amavelmente lhe comprou uma prenda. O livro que serviu de inspiração e consulta para fazer essa delicia de salmão.
    Votos de um feliz fim de semana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!