É muito lindinho!













Eu sou fissurada em internet. Adoro navegar pela rede. Descobrir coisas novas é a minhas maior diversão. E nessas ondas virtuais eu sempre acabo entrando nas ondas do momento. Agora eu "twito". Tenho um complemento no meu Firefox que sempre mostra quando algum dos twitters que eu acompanho atualiza. Foi aí que cheguei aqui. É tudo muito legal!

A marmitinha fashion é maneira demais. A lancheira então nem se fala. Como está nos meus planos fazer uma visitinha ao Mickey Mouse ainda esse ano, com certeza vai para minha listinha de compras. Quando vi a lancheira, lembrei de um sanduiche que fiz há um tempo atrás que ficou perfeito. Os vegetarianos de plantão vão amar. A simplicidade desse sandubinha combina com a garrafinha de água que dá pra levar na lancheirinha. Para a marmita eu sugiro em um post futuro.
O sanduíche é vapt-vupt.
* Você vai precisar de 2 tipos de cogumelos - escolha o que gostar mais.
* Eu utilizei shitake e shimeji. Aqui em Brasília a gente acha em bandejinhas pequenas e já higienizados. Se não confiar muito na limpeza utilize apenas uma escovinha seca ou um pincel limpo. Os cogumelos são como esponja. Absorvem tudo que entra em contato com eles. Se você coloca debaixo da água eles vão absorvê-la e quando fizer na panela não absorverá os sabores corretamente por estar cheio de água. Portanto, limpe a seco. Retire os talos.


* Utilize manteiga no lugar do azeite aqui. Queremos um molhinho levemente espesso e brilhante.
* Para continuar alegrando os vegetarianos utilize caldo de legumes. Se você é rebelde e não acredita em vegetarianismo ou simplesmente acha mais gostoso pode utilizar caldo de carne. O caldo de galinha não vai ficar muito legal, já testei.
* Ervas aromáticas são perfeitas com cogumelos. Faça a sua seleção preferida e acrescente apenas na hora de servir para manter o frescor.
* A baguete ficou bem legal aqui. Manteve uma crocância legal sem ressecar. Acho que com ciabatta deve ficar ótimo também. Pelo mesmo motivo da baguete.
* Eu usei metade de uma baguete e metade da bandeja de cada cogumelo. A outra metade dos cogumelos eu coloquei na receita que vou sugerir para a marmita.
* Mesmo usando só a metade, vou colocar a receita para a baguete inteira, ou seja, 4 sanduiches.
* Observe a cebola roxa na foto. Não é linda?


Sanduche de Shitake e Shimejji

1 bandeja de shitake cortado em tiras
1 bandeja de shimeji cortado
1 cebola roxa picada
1 cálice de vinho branco
1/2 xícara de caldo de legumes
2 colheres de chá de manteiga
sal e pimenta a gosto
1 baguete
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho amassados

Corte a baguete em quatro e abra. Misture o alho no azeite e passe nos pães. Leve à grelha ou a uma frigideira antiaderente para dourar. Em uma panela coloque metade da manteiga e a cebola roxa. Mexa bem até que a mesma comece a ficar transparente. Coloque os cogumelos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Coloque o vinho branco e quando o aroma "subir" coloque metade do caldo. Mexa bem e tampe a penla e deixe em fogo baixo por uns 3 minutinhos. O caldo deve reduzir um pouco. Coloque o restante do caldo e da manteiga e acerte o sal e a pimenta. Deixe destampada para que o caldo engrosse levemente. Acrescente as ervas que desejar e desligue o fogo. Coloque nos pães e sirva. Se for levar para algum lugar deixe esfriar antes de rechear o pão. Se ele for recheado e guardado a umidade do molho vai amolecer o pão e não vai ficar legal.

Comentários

  1. São 9:45h da manhã e nem café tomei, fiquei babando de vontade de atacar um sanduba desse agora!!!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lou...entáo somos duas... também babando por aqui...

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa sandes especialmente o pão utilizado assim como o recheio são tudo coisas bem adoradas por mim. jinhos doces :) xx Rico|Receitas

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã é demais cara... tô com saudade!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Clarissa
    Este sanduiche ficou uma autêntica maravilha.
    Excelente sugestão x

    ResponderExcluir
  6. Olá Clarissa!
    Sempre vejo seu blog e adooooro as suas receitas!
    Tb moro em Brasília e tenho dificuldade de encontrar alguns ingredientes como por exemplo, o cogumelo Paris (estou louca pra fazer aquele risoto de file com cogumelos q vc postou um tempo atras) e o funghi secchi. O shitake e o shimeji só encontro no Pão de Açúcar, mas os outros ainda nao encontrei! Vc poderia me ajudar dando os dicas de locais q eu poderia encontra-los?
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog!
    Bjs: Barbra

    ResponderExcluir
  7. Olá Bárbara!! Respondi sua pergunta em outro post, mas resolvi repetir aqui para quem um dia aparecer e ter a mesma dúvida sua...

    No Ôba Hortifruti e La Palma você encontra tanto o seco quanto o fresco. De vez em quando eu compro o Paris em uma vendinha aqui na comercial da 313 norte. Inclusive costumo comprar alguns produtos orientais por lá tanbém.
    Ah! E na feira do Ceasa que acontece todos os sábados de manhã também tem. O Ceasa fica atrás da Super Adega, lá no SIA, perto da feira dos importados.
    Não sei se ficaria fácil pra você esses lugares, mas são os que geralmente compro. ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!