Massa, almôndegas. Tudo de bom.

No meu rolé diário pelos blogs vi que muitos participaram do Pink Day e devo dizer que tudo que vi foi lindo. Criatividade absurda e em todos pude sentir o cheirinho gostoso das criações.
Por aqui não teve pink day, mas posso garantir que foi cheiroso e gostoso. A massa que vocês vão ver aqui, bem como seu molho são muito simples, sem muita sofisticação, mas na hora de servir é realmente uma visão dos céus. O aroma, o sabor a beleza, tudo combinou perfeitamente e nesse dia comemos como reis.
Tudo que você precisa para fazer essa receita é muito fácil de encontrar, mas se mesmo assim não achar alguma coisa não deixe de fazer. Não vai ficar menos gostos por causa disso.


* Os cogumelos são os mesmos do post anterior. O procedimento para limpá-los é o mesmo também.
* A carne que você vai escolher para moer deve ser uma com pouca gordura e peça ao seu açougueiro que passe pela máquina 2 vezes. Assim ela ficará bem compacta quando fizer as bolinhas e não abrirá na panela.
* O creme de leite que usei foi o fresco. Para molhos eles é melhor pois não vai ressecar com facilidade e pode ferver sem que separe a gordura, o que chamamos de talhar. Se você for usar o de caixinha acrescente um pouco da água do cozimento da massa para que se dilua melhor.
* Falando em água do cozimento da massa, reserve um pouco dela - mais ou menos uma xícara - para caso precise. Ela tem o amido da massa, o que ajudará a engrossar seu molho.
* Mesmo com toda essa preocupação com o molho ele não é algo muito abundante nessa receita. O objetivo é que ele envolva a massa de maneira que a umedeça mas que não seja excessivo porque existem outros elementos junto com a massa.


Espaguete com almôndegas e cogumelos

1/2 bandeja de shitake cortado em tiras
1/2 bandeja de shimeji cortado
1/2 cebola roxa ralada
1 dente de alho amassado
300g de carne moída
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 colher de sobremesa de sal
pimenta a gosto
azeite
1 xícara de queijo Grana Padano ralado
1 xícara de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de coentro ou salsinha picada
100g de espaguete

Ferva água em uma panela e cozinhe o espaguete de acordo com as recomendações da embalagem. Ao escorrer a massa coloque um pouco de azeite e mexa bem de maneira que fique completamente envolvido pelo azeite e reserve. Em um recipiente misture a carne moída, a mostarda, e metade do queijo ralado. Tempere com sal e pimenta e faça bolinhas pequenas e reserve. Em uma frigideira coloque azeite e doure as bolinhas. Retire da frigideira e coloque os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Coloque as almôndegas de volta e misture bem. Coloque um pouco da água do cozimento do macarrão e acrescente o creme de leite. Deixe ferver até que comece e engrossar um pouco. Coloque o macarrão e misture bem. Coloque a salsinha e sirva imediatamente.

Comentários

  1. Essa massa está com um aspecto super bom :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Clarissa
    Mas que maravilha de receita, "trincava" um pratinho desses agora mesmo.
    Feliz fim de semana x

    ResponderExcluir
  3. Linda a sua receita... bom findi

    bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Adoro almôndegas são sempre bem vindas em minha casa essas ai estão bem apetitosas :) xx rico

    ResponderExcluir
  5. Tia Clarissa, eu toh copiando algumas das suas receitas e publicando no meu novo blog...Pode?!?!?!
    http://recitasdecozinhass.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!