A melhor época para fazer doces


Vocês já devem ter notado que eu quase nunca posto receita de doces por aqui. Se minha memória não me falha devo ter colocado umas 3 por aqui... E uma delas eu vou meio que repetir, mas com uma pequena mudança. E posso garantir que valeu a pena. Ficou feio que só, meio que desmoronando, mas meudeusdocéu que coisa gostosa!
Eu sempre gostei de bolo simples, daqueles que quando se faz dá vontade de comer com café. Eu não bebo café, apesar de amar o cheirinho do pó e o sabor. Não bebo porque é estimulante demais e me deixa ligadona. Não gosto da maneira que me sinto quando bebo. E chega de fugir do assunto.
Voltando ao bolo. Na outra receita eu fiz com um bolo de chocolate normal e coloquei morangos no recheio. Dessa vez decidi fazer com o meu bolo de chocolate favorito e com recheio apenas de beijinho de coco.
Essa receita é em homenagem aos dia dos namorados e à melhor época do ano para fazer doces: o inverno. Por que no inverno? Porque é quando tem muito morango - ai que delícia - e ele está docinho e baratinho. E existe coisa melhor do que morango com chocolate?
Ah, e antes que me esqueça: O meu bolo de chocolate favorito é o Brownie. E a receita que faço é desse site aqui.
*Chocolate meio amargo sempre! Tanto no bolo quanto na cobertura. Principalmente nessa receita por causa do recheio.
*Eu usei flocos de coco porque gosto mais.
*O creme de leite usado pode ser o de seu gosto. Eu usei o de caixinha. Se usar o fresco leve à geladeira para ganhar consistência.
*Se não quiser acrescentar nada ao brownie não tem problema. O recheio e cobertura são tão bons que para falar a verdade é até melhor que na massa não tenha nada. Assim fica mais suave.


Brownie com coco e morangos

Para o recheio:

100g de coco ralado
1 lata de leita condensado

Misture em uma panela e leve ao forno médio mexendo sempre. Quando começar a descolar da panela retire do fogo. Não deixe muito tempo pois ao esfriar ele poderá ficar muito duro e isso irá dificultar na hora de rechear. Coloque me um recipiente e deixe esfriar por completo.

Para a cobertura:

1 caixa de morangos picados
1 xícara de açúcar
170g de chocolate meio amargo picado
1 caixa de creme de leite uht

Misture os morangos com o açúcar e reserve. Derreta o chocolate e misture ao creme de leite e reserve.

Para o brownie:

340g de chocolate meio amargo picado
200g de manteiga sem sal em pedaços
4 colheres de sopa de cacau em pó
2 xícaras de açúcar cristal
1 colher de café de baunilha
5 ovos
1 e 1/2 de xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal

Aqueça o forno a 200°C. Forre uma forma redonda média com papel manteiga. Em uma tigela derreta o chocolate com a manteiga. Misture os ovos com o açúcar até obter uma mistura levemente clara. Misture ao chocolate derretido e aos poucos acrescente a farinha de trigo. Coloque o sal e a baunilha. Leve ao forno. Quando formar uma casca levemente seca é porque está pronto. Deixe esfriar por 10 minutos e desenforme. Deixe esfriar completamente. Corte no meio de maneira que fiquem 2 discos. Recheie com a mistura de coco e leite condensado. Coloque a cobertura de chocolate com creme de leite e os morangos picados e sirva.


Comentários

  1. Mesmo desmoronando os filhotes aqui de casa vão amar esta combinação!!! Faz tempo tão pedindo algo com chocolate e morango...e tome brownie da Clarissa!!!KKKK...bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Clarissa, lindo seu blog e eu sou apaixonada por receitas. Sou nutricionista e neta de italianos, já deu pra sentir o gosto pela cois, né? E de brinde, ainda tenho uma sogra que cozinha muito bem. Depois de 3 filhos e curtindo meu climatério os quilinhos extras surgiram e aí, algumas receitinhas saíram da minha rotina, hehehe. Pois é, aí fiz um blog e me dei um desafio: emagrecer os 5 quilos que me atormentam há anos. Mas, o objetivo do blog não era esse e sim falar de nutrição, ajudar as amigas blogueiras que fazem reeducação alimentar e passar algumas horinhas distraindo a acabeça e falando daquilo que amo de paixão - a Nutrição.
    Seu blog tá lá no meu e tenho vindo aqui te ver já faz dias. Adorei o visual e as receitinhas.
    Apareça por lá.
    Bj gde
    Até +

    ResponderExcluir
  3. Tem muito bom aspecto e esse recheio de beijinho deve ficar o máximo :)

    ResponderExcluir
  4. Clarissa,
    Como diz no do seu blog comer é na verdade Bom demais. Que delicia, de receitinhas,já virei sua seguidora,
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olha só!! Tem alguém aqui que está 11 kg acima do peso e gostaria muito de emagrecer!!! Dá pra parar??? Fernando tá aí em Brasília, queria estar aí tb pra matar a saudade... Bjo irmã!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!