All'onda



Você sabe o que é all'onda?

All'onda é como a gente chama aquele risoto que atingiu uma cremosidade incrível. Incrível porque sem creme de leite sem nada ele parece um creme de arroz, cheio de sabor, brilho e gostosura. Acho que pelas fotos dá pra ter uma idéia do que estou tentando descrever. Nessa receita eu devo dizer que me superei... Um pouco de auto-afirmação não faz mal a ninguém, não é mesmo?
A combinação ficou bem legal e para você que não gosta de algum ingrediente siga a idéia e coloque o que mais gosta.

*O gorgonzola que usei foi o mais barato que encontrei no mercado - numa lista até grande de opções - e devo dizer que não saberia determinar a diferença dele para um mais caro (os mais caros geralmente são considerados melhores)
*Caldo de legumes sem sal é a melhor opção para esse caso. Se quiser o caldo já pronto - esse já vem com sal - useo-o mais dissolvido do que o normal, pois o gorgonzola é um queijo salgado.
*O pimentão amarelo pode ser substituído pelo vermelho, mas não recomendo o verde. Não sei porque acho que ele tira a 'nobreza' da receita.

As recomendações dessa vez foram poucas, por isso você deve prestar atenção especial ao modo de preparo.


Risoto de gorgonzola e Filé ao shoyu e pimentões

Para a carne:

200g de filé mignon cortado em tiras
1 pimentão cortado em tiras
50ml de molho shoyu
100ml de caldo de legumes(use o quanto baste)
azeite
sal e pimenta a gosto
1 colher de café de manteiga

Doure a carne em azeite. Tempere com sal e pimenta e acrescente o molho shoyu. Cuidado com o sal! O shoyu já bem salgado. Coloque o pimentão e e um pouco de caldo de legumes. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 7 minutos. Destampe e se estiver secando coloque mais um pouco de caldo. Para finalizar coloque a manteiga mexa bem e deixe o molho encorpar levemente. A manteiga vai ajudar a fazer isso.

Para o risoto:

110g de arroz arbóreo
60g de gorgonzola
1,5 litros de caldo de legumes fervente
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
1 cálice de vinho branco seco
1 colher de sopa de manteiga
1 fio de azeite

Refogue a cebola no azeite com o alho. Coloque um pitada de sal para que o amargor dela seja diminuído. Coloque o arroz e mexa um pouco até que seus grãos comecem a ficar transparentes. Nesse momento coloque o vinho e mexa. Quando começar a ficar um caldo levemente cremoso comece a adicionar o caldo. É preciso atenção e carinho agora. Sem parar de mexer você vai acrescentando caldo sempre que o líquido começar a secar. O risoto leva de 15 a 20 minutos - dependendo do fabricante, consulte a sua marca - para ficar pronto. Na metade do tempo indicado para o preparo você coloca o gorgonzola. Até o final do preparo ele vai derreter e com certeza contribuir para a cremosidade e sabor do seu risoto. Continue mexendo e acrescentando até que o tempo de preparo termine. Experimente. Se estiver al dente está pronto. Se não continue acrescentando caldo e mexendo. Ao final, coloque a manteiga e mexa vigorosamente. Tampe a panela e deixe descansar por uns dois minutos.

Comentários

  1. Obrigada pela visita e pelo comentário... mas Clarissa, não entendi o que comentou... sou meio "loirinha"... hehehehehehe... me explica Cla... ;)

    bjs e bom dia...

    Ahhhh...e eu não sabia que o risoto ganhava este nome quando chega ao climax da coisa...hehehehe... gostei da curiosidade...

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Tira o pimentão que eu fico realmente feliz!

    ResponderExcluir
  3. oi Clarissa

    Adorei teu cantinho !!
    tbm adoro cozinhar eu amo!!
    invento, crio, aprendo como e bom ne!!
    o bolo de coco tbm tenho no meu blog e muito facil ne e como fica bom, uma amiga nao acreditou que nao ia farinha.
    Risto tbm adoro, o meu forte e o de camarao (passa la para ver) e salmao o meu marido e o cheff hehehe
    Clarissa ja estou te seguindo e tbm vou te indicar tudo que eu gosto eu indico com muito carinho!
    bjs e um otimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Hummm....cheguei aqui e já adorei seu blog!!
    Que cantinho mais gostoso....receitas lindas que me deram até água na boca, essa curiosidade do risoto eu também não conhecia, amo risoto. Recentemente fiz um de camarão tem a minha receitinha lá no meu blog.
    Vou te seguir.
    Uma ótima semana
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Clarissa!
    Achei seu blog agora! Já fuçei tudo e amei!!! Virei fã!
    E mais ainda pelo fato de ser de Brasilia como eu!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Wow, excelente receita.
    Gostei bastante x

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!