O feio que tenta ser bonito

Gente, tem comidas que não são as mais bonitas de se ver. Lentilha é uma delas. Eu sei que existem milhões de tipos, mas as que encontro facilmente são feinhas coitadas. Um dos meus objetivos na cozinha é sempre fazer com tudo ficque bonito. Às vezes não dá certo, mas geralmente é com coisas que são naturalmente deliciosas e o fato de elas estarem feias não altera em nada na satisfação na hora de comer. Lentilhas sempre são meu maior desafio. Aquela "cor de burro quando foge" não ajuda ninguém, porém se você experimentar fazer qualquer uma que já postei aqui, tenho certeza de que não vai se arrepender. Vai comer com os olhos primeiro. Depois vai sentir o cheiro do tempero delicioso e finalmente vai sentir aquele prazer maravilhoso que se tem quando se come algo realmente bom.
Sei que a última frase não pareceu muito modesta, mas convenhamos, não posso negar a verdade... ;-)
Mais uma verdade, a receitinha foi inspirada em uma que tem no livro "A Itália de Jamie". Mais uma para a coleção de delícias que sempre faço do meu chef preferido.

Já sabem como funciona. Leiam primeiro os asteriscos e depois a receita.

* Para começar, você vai ferver 3 xícaras de água com grãos de pimenta da jamaica. Coloque a lentilha de molho nessa água bem quente por uns 40 minutos.
* Os tomates pelados foram uma ótima opção para essa receita. São sempre vermelhos e lindos e parecem esponja quando recebem azeite e temperos.
* A linguiça calabresa ou o paio podem substituir as portuguesas. Ou no caso da receita original onde foi usada uma espécie de salame italiano que por aqui eu nunca vi.
* Ervas aromáticas que usei foram todas frescas, mas as secas também são boas. Se for usá-las coloque menos porque quando elas estão dessa forma tendem a ter seu poder aromático e de sabor potencializados.
* Coloque ervas também no azeite. Nessa receita fica perfeito.
* Pimenta calabresa é a quela seca e vermelha. Se quiser ir pela linha "fresca direto da feira" utilize a boa e velha dedo de moça. Vai dar aquele foguinho que muita gente adora.



Lentilha, Tomates e Linguiça

1 linguiça portuguesa cortada em fatias
3 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
1 ramo de tomilho
5 folhas de manjerona
5 folhas de majericão
1 lata de tomate pelado
Azeite
sal e pimenta a gosto
2 xícaras de lentilha já colocada de molho e escorrida
2 xícaras de caldo de legumes sem sal
Pimenta calabresa a gosto

Frite a linguiça em azeite até que doure e reserve. Na mesma panela, coloque a cebola e metade do alho e doure levemente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a lentilha e mexa bem. Complete com o caldo, tampe a panela e deixe em fogo baixo até que o caldo comece a engrossar. Se o caldo começar a secar pode ir completando com água quente.
Em uma frigideira doure o restante do alho e coloque os tomates com o seu suco. quebre-os levemente e coloque a pimenta calabresa. Tempere com sal e deixe ferver um pouco. Desligue o fogo coloque um pouco de azeite, as ervas frescas e reserve. Quando a lentilha estiver cozida e com um caldo grosso sirva em prato fundo com os tomates e a linguiça. Regue um pouco de azeite de ervas e pimenta moída na hora. Perfeito pro nosso inverninho básico...

Comentários

  1. Pode até ser feinha a pobre, mas é boa demais!

    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Eu acho as lentilhas bonitas. Fiz uma salada delas com bacalhau que acho que ficou linda :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Clarissa,
    Nada de exageros, não está tão feiinha assim. Também gosto de lentilhas, e se o gostinho é bom , não importa o que está por fora o importante é o conteúdo.
    kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Clarissa, agora me perdi, tu tens dois blogs com o mesmo nome???

    Bom, aproveitando, te linkei em meu blog, caso queira fazer o mesmo com o meu aí no seu, ficarei bem felizinha...hehehehehe

    bjs e bom findi!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!