segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Um formigueiro de Cenoura

Bolo de cenoura é um clássico brasileiro. Todo mundo ama tudo nele. Mas quem nunca comeu só a cobertura e deixou o resto no prato? Pois é, comigo sempre foi porque o bolo sozinho nunca foi tão bom quanto o bolo com cobertura.
No entanto, devo dizer que esses dias acabaram. Consegui fazer o bolo perfeito. Chocolate por todo lado e nenhum pedaço seco sobrando no prato. Procurei milhões de receitas pela web e consegui muita inspiração para criar a minha própria receita (se é que isso é possível...)

* A escolha da forma é importante e quanto menor ela for melhor será o resultado. Com formas menores o tempo de forno também é menor e a chance de ele perder umidade é pequena. Eu usei forma de bolo inglês que enchi até a metade e uma forma redonda de uns 20cm de diâmetro.
* A cobertura também é importante. É claro que aquela da vovó com achocolatado cai super bem, mas confie em mim quando digo que uma ganache de chocolate é o que há.
* O suco de laranja pode ser aquele pronto de caixa, mas aviso logo que além de não ser fresco a acidez dele pode interferir no sabor.
* As cenouras que utilizei eram mais compridas do que largas, se é que me entende. Descascar é importante porque com casca a massa vai escurecer.
* Se quiser colocar coco ralado na massa, você pode. Uns 100g é o suficiente. E flocos é sempre mais gostoso.
* Eu usei granulado para fazer o efeito formigueiro. Escolhi um granulado bem gostoso para não perder a nobreza dos ingredientes utilizados. Depois que terminei e fui fazer a cobertura foi que pensei como seria gostoso raspar chocolate e colocar no lugar do granulado...
* O tradicional óleo foi substituído por margarina culinária e achei que isso também contribuiu para a umidade do bolo.



Bolo formigueiro de Cenoura

3 cenouras médias descascadas e picadas
1 tablete de margarina culinária picada
1 xícara e 1/2 de açúcar
3 ovos grandes
2 laranjas espremidas
1/2 xícara de granulado de chocolate
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo

Cobertura:

200g de chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite
1/4 de xícara de leite
3 colheres de sopa de açúcar

No liquidificador coloque a cenoura, o açúcar, os ovos, a margarina e metade do suco de laranja. Bata bem até que fique bem homogêneo. Transfira para uma tigela e misture a farinha e o restante do suco alternadamente. Coloque o granulado e misture bem. Coloque a massa na forma untada e pouvilhada e leve ao forno a 200ºC por 40 minutos ou até que ao colocar um palito ele saia limpo.
Para a cobertura misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que fique uma calda grossa e brilhante.
Quando retirar o bolo do forno deixe esfriar e desenforme. Coloque a cobertura por cima e sirva.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails