Torta de Beringela

Sempre penso em pessoas que optam por alguns estilos de alimentação ou que simplesmente não podem comer alguns alimentos. O grupo da vez são os vegetarianos. Não entendo muito bem de vegetarianismo, porque sei que existem bilhões de opções. Existem os 'hardcore' que não comem nada de origem animal, os que simplesmente não comem carnes em geral e os que só não comem carne vermelha. Seja qual for a escolha de cada u tenho certeza de que essa receita vai agradar alguém de alguma maneira.

Essa receita tem um início trabalhoso, mas o resultado final é incrível. Você vai começar a fazê-la um dia antes de saborear. Se você não gosta de beringela não se aflija. Vou te dar algumas opções de substituição.

*Para começar você deve escolher bem suas beringelas. Elas devem ser de um tamanho médio, com casca lisa e bem brilhante. 
*Um dos maiores problemas da beringela é que quando você corta ela escurece rapidinho. Nesse caso você não precisa se preocupar. O visual dela nessa receita é escuro mesmo. 
*O vinagre que eu utilizei foi o claro, mas não há regra. Se você tem um vinagre balsâmico ou um simples de vinho tinto também vai ficar legal.
*Pimentões vermelho e amarelo, na minha opinião, têm sabor mais suave. Se você não encontrá-los use apenas um verde.
*Um azeite de boa qualidade é muito importante aqui, porque você vai utilizá-lo em grande quantidade para conservar a beringela depois de assada.
*Alho é opcional, mas faz diferença se você não usar.
*Eu usei um queijo holandês tipo Maasdam, mas você pode utilizar o que desejar. 


Muita atenção ao modo de fazer para que o resultado seja o melhor. As sugestões de substituição vão no final desse post.
Conserva de beringela

10 beringelas descascadas e cortadas em tiras
1 pimentão amarelo cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 cebola grande cortada em tiras
6 dentes de alho descascados inteiros
2 colheres de sopa de vinagre
Sal a gosto
Pimenta a gosto
500ml de azeite

Coloque as beringelas em uma tigela que comporte toda a quantidade. Coloque sal a gosto e o vinagre. Em cima coloque alguma coisa que faça peso. Eu coloquei outra tigela com alguns sacos de feijão em cima. Deixe essa beringela de um dia para o outro de maneira que todo o seu líquido amargo se solte dela. Passado esse tempo escorra a beringela e aperte bem para que o máximo de humidade seja eliminado. Descarte esse líquido.
Em um pirex ou tabuleiro misture a beringela com os pimentões, a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta e regue um pouco de azeite. Leve ao forno a 200ºC por 35 minutos. Deixe esfriar e conserve em um pote de vidro com azeite na geladeira. 

*Você pode alternar camadas de beringela e tomates secos se gostar. Só não deixe de colocar o azeite.

Torta de Beringela

10 fatias finas de queijo
Tomates cereja fatiado
150g de margarina culinária (daquela em tabletes)
2 xícaras rasas de farinha de trigo
1 pitada de sal

Misture a farinha com a margarina e o sal com um garfo até que fique com aparência de farofa. Agora é hora de colocar a mão na massa, literalmente. Com as mãos vá amassando essa mistura até que fique homogênea. Ela vai virar um bola lisinha. Forre uma travessa de vidro ou cerâmica. É fácil, você vai apertando de maneira que a massa adere legal ao recipiente escolhido. Não precisa untar nada.
Coloque a mistura de beringela assada (retirado o excesso de azeite) e por cima o queijo e o tomate. Leve ao forno até que a massa esteja dourada.


*Para substituir a beringela você pode usar frango desfiado com cenoura, legumes variados ralados, uma mistura de queijos com tomates picado e tudo mais que vier à sua mente. Só tome cuidado para que o recheio não seja muito molhado para que a massa se mantenha sequinha e crocante.

Comentários

  1. Um acompanhante bem maravilhoso e sempre bem vindo.
    Feliz semana ♥

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu cantinho passei gostei e resolvi te seguir para nao perder nada..

    ResponderExcluir
  3. Encontrei seu blog agora e adorei!
    Não sou vegetariana, mas amo beringela e essa receita me deixou com água na boca! bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!