Acompanhamentos - Parte 1

Eu sofro um pouco quando faço churrasco. É sempre a mesma coisa: Carne, linguiça, farofa, arroz e molho à campanha (ou vinagrete, como quiser). É tudo gostoso, eu sei, mas tenho um problema com repetição. Não gosto de fazer sempre a mesma coisa e em tempos de dieta constante sempre procuro sair do 'lugar comum' e procurar alternativas saudáveis e gostosas para não me privar dos prazeres de um bom churrasco.
Serão 2 posts sobre o assunto.
Os acompanhamentos aqui mostrados podem ser feitos todos num dia só ou não. Eu não fiz todos no mesmo dia, mas é provável que todos eles rolem, já que o grito de carnaval da minha galera será um churrasco. E nessa galera tem duas que acabaram de ter neném, uma que terá e eu, que estou só de dieta mesmo vou arrastar todas elas comigo para o mundo do comer gostoso e saudável. Parece absurdo que saudável possa ser gostoso, mas garanto que é. 







*Escolha seus vegetais com cuidado. Procure os que possuem cores vivas e boa aparência. 
*Tempere muito. Com ervas, com pimenta e com alho. Os temperos dão mais sabor a tudo.
*O azeite que uso é sempre o extra virgem. Principalmente, porque o risco de ser misturado a óleo comum é praticamente nulo.
*Sempre que faço milho uso o fresco. O de latinha é bom, mas só pro cachorro quente, se você quiser fazer igual ao da banquinha da esquina.

Primeiro o molho. Escolhi um molho simples e delicioso, o pesto. Esse pesto tem um pouco mais de alho do que o normal e é com castanha de caju. Comecei no almofariz, mas depois achei melhor passar no mini processador porque para colocar na carne fica mais legal.



Coloque no mini processador as folhas de metade de um maço de manjericão, 4 dentes de alho, 1/2 xícara de castanha de caju e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado. Cubra com azeite e bata. Se ficar muito grosso coloque mais azeite e misture. Guarde em geladeira. 

Agora vamos a um sucesso entre as meninas. Não sei porque os meninos não gostam... O milho retirado da espiga e refogadinho é uma delícia. Você tempera com sal e pimenta e deixa ele engrossar o próprio caldo e se delicia depois. É ótimo, e misturado na saladinha de tomates fica perfeito.
Utilize quantas espigas desejar. A proporção é simples: Para cada 3 espigas pique uma cebola pequena. Refogue essa cebola no azeite e 1 colher de sopa de manteiga sem sal. Quando começar a dourar acrescente os grãos de milho já retirados da espiga e tempere com sal e pimenta. Coloque 1 xícara de água e deixe levantar fervura. Quando chegar a esse ponto experimente o sal e corrija, se necessário. Sirva ainda quente. Se quiser, pode picar uma salsinha ou coentro e colocar. Ou até mesmo misturar uma colher de requeijão que fica muito bom.





Comentários