Que delícia de bolo

O frio está começando a chegar e nessa época, a dieta não é o foco. Por isso, um bolinho de chocolate, simples e gostoso não é uma má idéia. 


Eu costumo ler muito blogs que falam sobre várias coisas e um dos que mais gosto é o Pioneer Woman. Na verdade, ele está mais para um site com vários temas, mas pelo que vejo me parece que começou como um blog. Nele, a Ree Drumond (a criadora) fala sobre sua vida no campo e como tenta se ajustar a ela sendo um pessoa que morou em cidade grande e vivia uma vida bem urbana. Em um de se seus livros - o da foto aí em cima - ela ensina várias de suas receitas que são todas muito bem explicadinhas no site. Logo que recebi ele em casa e folheei pela primeira vez já fiquei com vontade de fazer essa receita. É um bolo super simples e que com essa cobertura fica muito bom.

Em todas as receitas que faço de livros eu sempre coloco um post it com observações de resultado e se fiz alguma alteração.
Na receita original, ela usou algumas coisas que ou eu não acho aqui ou eu simplesmente não quis sair pra procurar, portanto mudei um pouco. O resultado final foi super parecido (não digo que ficou igual porque não sei como seria o igual...) e delicioso!


* Ela usa buttermilk, que podemos chamar de 'leitelho'. Pesquisei um pouco e cheguei no blog Cinara's Place que explica direitinho o que é e como fazer o seu em casa. Eu fiz o meu assim: na proporção de 1 xícara de leite para duas espremidas de meio limão. Quando digo isso é exatamente o que vai fazer: pegar uma xícara e encher de leite e apertar sobre ele 2 vezes a metade de um limão. Mexi um pouquinho e deixei descansar por 15 minutos. Vai ficar algo parecido com uma coalhada bem diluída.
* Usei o chocolate meio amargo novo que tem da Garoto com 55% cacau, porque quanto mais cacau no chocolate melhor. Esse é legal porque o precinho é amigo. 


* Se você está de dieta escolha esse bolo como aquele da fugida. Não coloque ingredientes mais lights porque não vai ficar muito legal. Eu até tentei, mas o resultado não é o mesmo. Faça tudo com aquela caloria a mais que é muito melhor. Coma menos que você vai sair ganhando.
* As castanhas e nozes que você vai colocar no seu bolo vai do seu gosto. Só não pique demais porque o legal são os pedações crocantes por cima envolvidas em um creme delicioso de chocolate.


* Todos os ingredientes secos peneirados, por favor. Você quer que seu bolo seja lindo, certo?
* Na receita abaixo você vai ver 'cacau em pó', mas eu usei chocolate. Só não use achocolatado, pois tem muito açucar.

Bolo de Chocolate com cobertura de Castanhas variadas

2 xicaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de "buttermilk" (explicação acima)
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de fermento
200g de manteiga sem sal
4 colheres de sopa cheias de cacau em pó

É tudo muito fácil. Primeiro ligue seu forno a 200ºC e deixe ele esquentando enquanto você prepara a massa do bolo.Você pode usar a batedeira se quiser, mas não há necessidade. Eu não usei.


Derreta a manteiga e misture a baunilha e os ovos. Quando estiver bem homogêneo misture vigorosamente o açúcar e o cacau em pó. Separadamente, misture a farinha com o fermento e o sal. Agora vá alternando buttermilk e a farinha e misturando bem até ficar uma mistura bem lisinha. Peque um tabuleiro e unte com manteiga e pouvilhe com farinha. Coloque essa mistura e leve ao forno até ficar sequinho por dentro. Verifique com um palito depois de 20 minutos.


Cobertura de chocolate com castanhas

10 castanhas-do-pará picadas
1/2 xícara de castanhas de caju picadas
1 e 1/2 tabletes de chocolate meio amargo ralado
1/2 tablete de chocolate meio amargo 55% cacau ralado
1/4 de pote de creme de leite fresco


Esquente o creme de leite em uma panela. Retire do  fogo e coloque os chocolates. Misture bem até que esteja completamente derretido. Coloque as castanhas e misture. Coloque por cima do bolo e sirva.
Essa cobertura também é ótima com sorvete!

Comentários

  1. Ai amiga, esta cobertura de chocolate com castanhas me matou...Lembrei daquele chocolate Talento que eu adoro!!!
    To de casa nova, qdo puder , passa lá!
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!