Salada e Filé com ervas


O fim do ano está batendo a porta e com ele vem o verão. Às vezes eu penso que o verão é como se fosse uma longa segunda-feira em que todo está de dieta sempre, porque convenhamos, todo mundo quer ser magro na praia...
Segue então uma dica simples e rápida e que mesmo salada não sendo sua primeira opção tenho certeza de que vai gostar. O segredo está no molho dela e no tempero do seu filé. E para completar, a batata campeã que garanto que 10 entre 10 pessoas amam.

Antes de mais nada:
* Quando for comprar filé mignon preste atenção ao peso. Qualquer coisa acima de 1,5Kg não é legal. Boi bombado não é legal.
* Quando for cortar pense no ponto que gosta da sua carne. Aqui em casa é sempre "ao ponto", rosada por dentro, o que pede um filé um pouco mais alto. Se você gosta de bem passado, corte seus filés com no máximo dois dedos de altura, senão vai passar a vida inteira na frigideira.
* As ervas que você vai usar podem ser todas que desejar e gostar. Só se certifique de que são frescas, porque o sabor e o aroma que elas proporcionam são importantes nesse caso.
* As marquinhas que você vê na foto são porque tenho uma frigideira que faz isso. É mais um charme e não vai mudar em nada o sabor da sua carne.
*Não se assuste quando ler aí embaixo que o molho é leve. Ele é mesmo.
* Se tiver alguma dúvida é só mandar email para comerbomdemais@gmail.com

Salada com molho leve de alho e queijo


Folhas de alface americana
Folhas de alface roxa
1 tomate bem maduro cortado em fatias
2 batatas médias com casca cortadas em palito
4 cortes de filé mignon
Ervas aromáticas variadas picadas (usei manjericão, alecrim, tomilho e orégano frescos)
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Molho:
2 colheres de sopa de maionese
1 dente de alho amassado
Gotas de molho inglês (ao seu gosto)
Pimenta moída na hora
1 xícara de queijo parmesão ralado bem fino

Coloque as batatas em uma travessa que vá ao forno e tempere com, azeite, sal e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido até que estejam completamente cozidas e douradas.
Lave as folhes de alface e deixe secar em cima de papel toalha.
Esquente a frigideira no fogo e coloque azeite. Em uma tábua grande ou qualquer superfície bem limpa espalhe sal, pimenta e as ervas picadas. Passe os cortes de carne por cima desse tempero e se precisar colocar mais, fique à vontade. Todos devem estar cobertos de tempero, mas sem exageros. Coloque-os na frigideira e doure os dois lados o tempo que desejar para que fiquem no ponto que escolher. Nesse momento você vai usar o seu melhor julgamento. Lembre-se que quanto mais tempo ficar no calor, mais ele vai entrar na sua carne e cozinhá-la mais.
Para o molho basta misturar todos os ingredientes e colocar nas folhas levemente rasgadas. Você pode colocar um pouco de queijo ralado por cima como fiz no meu.



Comentários