Pão com chocolate, granola e raspas de laranja


Fazer dieta é difícil demais. Sempre tem o vilão da vez, aquele alimento super proibido que a partir do momento que ganha esse posto se torna o seu preferido, e que você não consegue viver sem.
Pois bem, o meu sempre foi e sempre será o pão. Não importa o que digam. Sempre amarei esse carboidrato simples que acrescenta pouquíssimos nutrientes à minha dieta e ainda por cima engorda que é uma beleza.
Eu tenho uma receita de pão super simples e deliciosa de fazer. Pensando no problema mencionado acima resolvi incrementar de maneira que pelo menos adicione nutrientes ao bonito, porque emagrecer não vai rolar.


Vamos lá:

*Você pode usar as raspas de qualquer tipo de laranja. Só escolha uma que esteja madura. Cuidado para não raspar a parte branca da fruta, que é amarga.
*O chocolate meio amargo é uma escolha legal e que nesse caso vai super bem já que será um pão mais doce mesmo. Escolhi usar um ao leite que já vem com um sabor leve de laranja.
*A granola que usar pode ser qualquer uma. Eu escolhi uma com mais castanhas porque acho mais gostosa.
*O fermento biológico pode ser substituído por 1 tablete daquele fresco


Pão com chocolate, granola e raspas de laranja

1/2Kg de farinha de trigo
1 sachê de fermento biológico seco
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar (e mais um pouco para rechear)
3 colheres de sopa de azeite (e mais um pouco para rechear)
200ml de leite morno
1 ovo levemente batido
50g de chocolate picado
Raspas de 1 laranja
1/2 xícara de granola

Misture a metade da farinha com o fermento. Coloque essa metade em uma tigela grande e faça um buraco no meio. Misture o leite, ovo, azeite, sal e açúcar e jogue nesse buraco na farinha. Com um garfo vá misturando o líquido à farinha até que fique uma mistura homogênea. Coloque mais farinha se achar necessário. A massa deve ficar lisa e desgrudar das mãos. Cuidado com a quantidade de farinha. Observe que a massa deve manter uma certa leveza e que quanto mais você sovar, mais farinha ela ira absorver. Se for muito, o resultado final será um pão muito pesado e seco. Por isso, a atenção nesse momento é importante. 
Deixe crescer na tigela mesmo por 30 minutos.
Após esse tempo divida a massa em dois. Estique uma metade, mas sem muito critério. É apenas para facilitar a mistura dos ingredientes restantes. 
Passe as raspas de laranja na massa. Pincele um pouco de azeite e polvilhe açúcar a gosto. (Eu recomendo uma colher de sopaNão deixe seu pão muito doce. Depois você vai querer passar uma geléia, por exemplo, e achará o sabor doce um tanto exagerado.)
Coloque metade do chocolate e da granola. Agora você vai enrolar a massa e sovar bem até virar uma bola de novo. Coloque em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e acomode-a como na foto. Deixe crescer até dobrar de tamanho.


Faça o mesmo com a outra metade.
Leve ao forno até dourar. Deixe esfriar e sirva com sua geléia preferida. Dietética ou não!


Comentários