Bolo de Amêndoas e Limão

"Winter is Coming"

Não, isso não é episódio de Game of Thrones. O nosso inverno não chega nem perto ao descrito nos livros de George R. R. Martin. Mesmo assim é aquele momento do ano que tiramos os casacos de cima do armário e nos protegemos mais.
Junto com o inverno vem aquela "fome de doce" que ninguém consegue explicar. As comidas mais invernais são sempre mais pesadas, cheias de calor (leia-se, pimenta) e com certeza mais calóricas. Nos caso dos doces podemos notar que a quantidade de recheios dos bolos, gordura e calorias também são altas. Eu adoro esse bolo porque ele tem cara de inverno, mas não é pesado. Faço em uma forma baixinha e ele fica com cara de torta e acompanhado daquele chá quentinho numa tarde fria é sempre um sucesso.

Bolo de Amêndoas e Limão

Bolo:

150g de amêndoas sem sal picadas ou moídas
3 colheres de sopa de farinha de trigo
¼ colher de chá de fermento em pó
4 ovos, claras e gemas separadas
½ xícara + 2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
raspas da casca de 2 limões tahiti pequenos
1 pitada de sal



Cobertura de limão:

1 lata de leite condensado
raspas da casca de 1 limão tahiti
1 ½ colheres (sopa) de suco de limão tahiti

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Numa tigela grande da batedeira bata as gemas, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture às gemas as raspas de limão e a mistura de farinha, fermento e amêndoas. Reserve.
Coloque as claras e o sal em uma tigela média bem seca e bata em ponto de neve, até obter picos firmes. Misture as claras à massa levemente, mexendo de baixo para cima com a espátula de silicone.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por 30-35 minutos ou até que cresça e doure e o bolo se afaste das laterais da forma (faça o teste do palito).
Retire do forno e deixe esfriar na forma por 15-20 minutos. Desenforme o bolo, remova o papel manteiga e inverta-o sobre uma travessa ou prato. Deixe esfriar completamente.
Prepare a cobertura: em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma consistência homogênea. Cubra o bolo com a mistura e sirva.

Comentários

  1. Parece estar delicioso !!!!!!!!
    Bjs

    www.receitasselecionadas.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, as receitas e as dicas! Estou começando um blog voltado para algumas restrições alimentares, você já esta nos meus favoritos, vai ser bom acompanhar suas dicas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!