domingo, novembro 29, 2015

Croquetes de churrasco e Batatas com Tahine



Sabe aquele churrasco que sobrou e que a maioria das pessoas faz um carreteiro com tudo que sobrou de acompanhamento? Hoje você vai fazer algo diferente. Deixa o arroz de lado (depois eu ensino o que fazer com ele) e pega só o molho à campanha (vinagrete para alguns) e as carnes e linguiças que sobraram. 
Vc vai precisar de um processador de alimentos nesse caso, ou uma paciência de Jó pra poder picar tão pequeno que vai parecer papinha de bebê.
As batatas são uma delícia também. Se você não tem, não gosta ou não quer comprar o Tahine não tem problema. Substitua por mostarda! 
Pelas primeiras fotos dá pra ver que agrada a todo mundo, não é mesmo?


Croquetes de Churrasco e Batatas com Tahine

Para as batatas:

2 batatas médias descascadas e cortadas em cubos médios
Sal a gosto
1 colher de sopa de tahine
2 colheres de sopa de maionese

Cozinhe as batatas em bastante água com sal. Escorra e ainda quentes misture o tahine. Deixe esfriar e misture a maionese e tempere com um pouco de sal se achar necessário. Eu não acho...

Para os croquetes:

2 xícaras de carnes de churrasco cortadas em cubos e sem gordura
1 xícara de molho à campanha (ou vinagrete)
4 dentes de alho amassados
1 pitada de pimenta
Azeite
2 xícaras de água
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1 ovo
Farinha de trigo e de rosca para empanar

Coloque a carne no processador junto com o molho e deixe batendo até ficar pastoso. Em uma panela refogue o alho em azeite até dourar. Coloque a carne batida no processador e mexa bem refogando até começar a sentir o aroma. Tempere com pimenta e sal, se achar necessário. O sabor deve ficar levemente salgado porque a farinha vai equilibrar esse excesso. Coloque a água. Quando começar a ferver coloque todas a farinha e mexa vigorosamente. Vai se formar uma bola consistente na panela. Não se apavore! Continue mexendo até que o cheiro da farinha não seja mais sentido. A consistência é de uma massa de coxinha. Retire da panela e coloque na bancada de mármore limpa. Deixe esfriar e comece a sovar com as mãos. Você pode acrescentar mais farinha se ela estiver grudando nas mãos. Cuidado para não colocar demais e ficar muito dura. Quando estiver lisa e macia comece a fazer o formato. Enrole uma bola nas mãos e estique levemente. Achate as pontas e reserve. Quando todas estiverem modeladas comece o empanamento. Bata um ovo vigorosamente e coloque um pouco de água. Coloque a farinha de trigo em uma tigela e em outra a de rosca. Passe no ovo, depois farinha de trigo. Ovo de novo e depois farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails