Risoto de Gorgonzola


Hoje temos um clássico simples e delicioso. Sim, você vai conseguir fazer seu risoto. E do sabor que desejar. Esse é o mais simples e fácil e substituindo o gorgonzola POR QUALQUER COISA, você vai ser um especialista em risoto.

Seguinte: para começar você vai fazer seu próprio caldo. Pegue 1 cenoura, uma cebola, 2 talos de salsão, 1 dente de alho, 5 pimentas pretas (as bolinhas mesmo), 1 colher de chá de sal, azeite, as ervas aromáticas que desejar (eu usei alecrim, orégano, tomilho e manjerona em partes iguais) e 1,5l de água. Coloque tudo para ferver na panela e depois de mais ou menos 20 minutos desligue o fogo e passe esse caldo na peneira. Volte o líquido para a panela 3 deixe levantar fervura novamente e desligue.

Risoto de Gorgonzola (para 2 pessoas)

100g de arroz para risoto (eu recomendo carnaroli ou arbóreo)
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de manteiga
Azeite
1 taça de vinho branco seco
100g de gorgonzola
Sal e pimenta a gosto

Ligue novamente seu caldo para ferver (se achar necessário coloque mais água). Refogue a cebola em azeite até ela ficar transparente e coloque o arroz. Quando ele começar a aparecer uma certa transparência (as bordas dos grãos ficam mais claras) coloque o vinho e continue mexendo. O vinho vai secar e nesse momento você vai adicionando caldo e mexendo sempre. Cada vez que o caldo começa a secar você vai acrescentar mais e sempre mexendo. Depois de 15 minutos nesse processo coloque o gorgonzola e mais caldo. Mexa até dissolver bem e experimente o arroz. Ele deve estar levemente ao dente. Chegando nesse pinto, coloque mais uma concha de caldo e a manteiga. Desligue o fogo e mexa vigorosamente. Tampe e deixe descansar por 5 minutos e sirva.

#risoto #gorgonzola #nhamnham

 

Comentários