Sopa Paraguaia



Sopa Paraguaia. Inusitado, né? É um bolo salgado muito comum no Paraguai, Mato Grosso do Sul e nordeste argentino. Tem algumas variações e na minha receita eu uso milharina, aquela para fazer cuscuz. É delicioso, gente, vai por mim. Tem textura de bolo, sabor aproximado de pamonha e versatilidade infinita. Fica perfeito com carne de sol, de porco, salmão e até sozinho, se você não come proteína animal. Para a galera fit, ele pode parecer proibidão, mas não é!

E não esquece de salvar essa receita, porque eu sei que você vai querer encontrar fácil no futuro!

Sopa Paraguaia

1/2 xícara de milharina
1 xícara de leite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
1 ovo
1/2 xícara de queijo coalho picado (pode ser queijo branco também)
Muçarela a gosto (opcional)
Sal e pimenta a gosto
Manteiga a gosto (pode ser ghee, que nada mais é do que manteiga clarificada)

Ligue seu forno (ou aqueça a airfryer) a 180°C. Misture numa tigela a milharina, o queijo coalho, sal e pimenta e reserve. Numa panela refogue a cebola e o alho na manteiga até que a cebola fique translúcida. Acrescente o leite e deixe ferver. Desligue o fogo e coloque o leite na mistura de milharina. Bata o ovo bem e adicione sempre mexendo para que ele não vire ovo mexido por causa do calor no leite. Deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso unte uma travessa, tabuleiro ou forminhas de cupcake com um pouco de manteiga e coloque a mistura. Nesse momento você pode colocar muçarela em cima ou deixar sem, essa escolha é sua. Eu coloquei. Leve ao forno até dourar. Deixe esfriar por 10 minutos e se delicie! 

Comentários