sexta-feira, julho 24, 2009

All'onda



Você sabe o que é all'onda?

All'onda é como a gente chama aquele risoto que atingiu uma cremosidade incrível. Incrível porque sem creme de leite sem nada ele parece um creme de arroz, cheio de sabor, brilho e gostosura. Acho que pelas fotos dá pra ter uma idéia do que estou tentando descrever. Nessa receita eu devo dizer que me superei... Um pouco de auto-afirmação não faz mal a ninguém, não é mesmo?
A combinação ficou bem legal e para você que não gosta de algum ingrediente siga a idéia e coloque o que mais gosta.

*O gorgonzola que usei foi o mais barato que encontrei no mercado - numa lista até grande de opções - e devo dizer que não saberia determinar a diferença dele para um mais caro (os mais caros geralmente são considerados melhores)
*Caldo de legumes sem sal é a melhor opção para esse caso. Se quiser o caldo já pronto - esse já vem com sal - useo-o mais dissolvido do que o normal, pois o gorgonzola é um queijo salgado.
*O pimentão amarelo pode ser substituído pelo vermelho, mas não recomendo o verde. Não sei porque acho que ele tira a 'nobreza' da receita.

As recomendações dessa vez foram poucas, por isso você deve prestar atenção especial ao modo de preparo.


Risoto de gorgonzola e Filé ao shoyu e pimentões

Para a carne:

200g de filé mignon cortado em tiras
1 pimentão cortado em tiras
50ml de molho shoyu
100ml de caldo de legumes(use o quanto baste)
azeite
sal e pimenta a gosto
1 colher de café de manteiga

Doure a carne em azeite. Tempere com sal e pimenta e acrescente o molho shoyu. Cuidado com o sal! O shoyu já bem salgado. Coloque o pimentão e e um pouco de caldo de legumes. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 7 minutos. Destampe e se estiver secando coloque mais um pouco de caldo. Para finalizar coloque a manteiga mexa bem e deixe o molho encorpar levemente. A manteiga vai ajudar a fazer isso.

Para o risoto:

110g de arroz arbóreo
60g de gorgonzola
1,5 litros de caldo de legumes fervente
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
1 cálice de vinho branco seco
1 colher de sopa de manteiga
1 fio de azeite

Refogue a cebola no azeite com o alho. Coloque um pitada de sal para que o amargor dela seja diminuído. Coloque o arroz e mexa um pouco até que seus grãos comecem a ficar transparentes. Nesse momento coloque o vinho e mexa. Quando começar a ficar um caldo levemente cremoso comece a adicionar o caldo. É preciso atenção e carinho agora. Sem parar de mexer você vai acrescentando caldo sempre que o líquido começar a secar. O risoto leva de 15 a 20 minutos - dependendo do fabricante, consulte a sua marca - para ficar pronto. Na metade do tempo indicado para o preparo você coloca o gorgonzola. Até o final do preparo ele vai derreter e com certeza contribuir para a cremosidade e sabor do seu risoto. Continue mexendo e acrescentando até que o tempo de preparo termine. Experimente. Se estiver al dente está pronto. Se não continue acrescentando caldo e mexendo. Ao final, coloque a manteiga e mexa vigorosamente. Tampe a panela e deixe descansar por uns dois minutos.

sábado, julho 18, 2009

O feio que tenta ser bonito

Gente, tem comidas que não são as mais bonitas de se ver. Lentilha é uma delas. Eu sei que existem milhões de tipos, mas as que encontro facilmente são feinhas coitadas. Um dos meus objetivos na cozinha é sempre fazer com tudo ficque bonito. Às vezes não dá certo, mas geralmente é com coisas que são naturalmente deliciosas e o fato de elas estarem feias não altera em nada na satisfação na hora de comer. Lentilhas sempre são meu maior desafio. Aquela "cor de burro quando foge" não ajuda ninguém, porém se você experimentar fazer qualquer uma que já postei aqui, tenho certeza de que não vai se arrepender. Vai comer com os olhos primeiro. Depois vai sentir o cheiro do tempero delicioso e finalmente vai sentir aquele prazer maravilhoso que se tem quando se come algo realmente bom.
Sei que a última frase não pareceu muito modesta, mas convenhamos, não posso negar a verdade... ;-)
Mais uma verdade, a receitinha foi inspirada em uma que tem no livro "A Itália de Jamie". Mais uma para a coleção de delícias que sempre faço do meu chef preferido.

Já sabem como funciona. Leiam primeiro os asteriscos e depois a receita.

* Para começar, você vai ferver 3 xícaras de água com grãos de pimenta da jamaica. Coloque a lentilha de molho nessa água bem quente por uns 40 minutos.
* Os tomates pelados foram uma ótima opção para essa receita. São sempre vermelhos e lindos e parecem esponja quando recebem azeite e temperos.
* A linguiça calabresa ou o paio podem substituir as portuguesas. Ou no caso da receita original onde foi usada uma espécie de salame italiano que por aqui eu nunca vi.
* Ervas aromáticas que usei foram todas frescas, mas as secas também são boas. Se for usá-las coloque menos porque quando elas estão dessa forma tendem a ter seu poder aromático e de sabor potencializados.
* Coloque ervas também no azeite. Nessa receita fica perfeito.
* Pimenta calabresa é a quela seca e vermelha. Se quiser ir pela linha "fresca direto da feira" utilize a boa e velha dedo de moça. Vai dar aquele foguinho que muita gente adora.



Lentilha, Tomates e Linguiça

1 linguiça portuguesa cortada em fatias
3 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
1 ramo de tomilho
5 folhas de manjerona
5 folhas de majericão
1 lata de tomate pelado
Azeite
sal e pimenta a gosto
2 xícaras de lentilha já colocada de molho e escorrida
2 xícaras de caldo de legumes sem sal
Pimenta calabresa a gosto

Frite a linguiça em azeite até que doure e reserve. Na mesma panela, coloque a cebola e metade do alho e doure levemente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a lentilha e mexa bem. Complete com o caldo, tampe a panela e deixe em fogo baixo até que o caldo comece a engrossar. Se o caldo começar a secar pode ir completando com água quente.
Em uma frigideira doure o restante do alho e coloque os tomates com o seu suco. quebre-os levemente e coloque a pimenta calabresa. Tempere com sal e deixe ferver um pouco. Desligue o fogo coloque um pouco de azeite, as ervas frescas e reserve. Quando a lentilha estiver cozida e com um caldo grosso sirva em prato fundo com os tomates e a linguiça. Regue um pouco de azeite de ervas e pimenta moída na hora. Perfeito pro nosso inverninho básico...

quinta-feira, julho 02, 2009

Amigos...

"Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons. Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem."
Já está virando uma tradição. Todo ano a comemoração de São João esquenta mais e todo ano é um sucesso. Nesse ano teve de tudo. Um bando de trintões vestidos de caipira dançando quadrilha, comendo canjica e brincando de estalinho. Foi legal demais. Tão legal que nem lembrei de tirar foto das comidas. Este post não vai ter receita, só fotos da festa. E que venha o ano que vem!!
Decoração!!



Eu e as meninas!

Única foto de comida! hahaha









Olha o túnel!

Nós de novo!

Marido Antes...




Damas e Cavalheiros!!

Marido depois... Jesus! hahaha
Related Posts with Thumbnails