segunda-feira, maio 23, 2011

Que delícia de bolo

O frio está começando a chegar e nessa época, a dieta não é o foco. Por isso, um bolinho de chocolate, simples e gostoso não é uma má idéia. 


Eu costumo ler muito blogs que falam sobre várias coisas e um dos que mais gosto é o Pioneer Woman. Na verdade, ele está mais para um site com vários temas, mas pelo que vejo me parece que começou como um blog. Nele, a Ree Drumond (a criadora) fala sobre sua vida no campo e como tenta se ajustar a ela sendo um pessoa que morou em cidade grande e vivia uma vida bem urbana. Em um de se seus livros - o da foto aí em cima - ela ensina várias de suas receitas que são todas muito bem explicadinhas no site. Logo que recebi ele em casa e folheei pela primeira vez já fiquei com vontade de fazer essa receita. É um bolo super simples e que com essa cobertura fica muito bom.

Em todas as receitas que faço de livros eu sempre coloco um post it com observações de resultado e se fiz alguma alteração.
Na receita original, ela usou algumas coisas que ou eu não acho aqui ou eu simplesmente não quis sair pra procurar, portanto mudei um pouco. O resultado final foi super parecido (não digo que ficou igual porque não sei como seria o igual...) e delicioso!


* Ela usa buttermilk, que podemos chamar de 'leitelho'. Pesquisei um pouco e cheguei no blog Cinara's Place que explica direitinho o que é e como fazer o seu em casa. Eu fiz o meu assim: na proporção de 1 xícara de leite para duas espremidas de meio limão. Quando digo isso é exatamente o que vai fazer: pegar uma xícara e encher de leite e apertar sobre ele 2 vezes a metade de um limão. Mexi um pouquinho e deixei descansar por 15 minutos. Vai ficar algo parecido com uma coalhada bem diluída.
* Usei o chocolate meio amargo novo que tem da Garoto com 55% cacau, porque quanto mais cacau no chocolate melhor. Esse é legal porque o precinho é amigo. 


* Se você está de dieta escolha esse bolo como aquele da fugida. Não coloque ingredientes mais lights porque não vai ficar muito legal. Eu até tentei, mas o resultado não é o mesmo. Faça tudo com aquela caloria a mais que é muito melhor. Coma menos que você vai sair ganhando.
* As castanhas e nozes que você vai colocar no seu bolo vai do seu gosto. Só não pique demais porque o legal são os pedações crocantes por cima envolvidas em um creme delicioso de chocolate.


* Todos os ingredientes secos peneirados, por favor. Você quer que seu bolo seja lindo, certo?
* Na receita abaixo você vai ver 'cacau em pó', mas eu usei chocolate. Só não use achocolatado, pois tem muito açucar.

Bolo de Chocolate com cobertura de Castanhas variadas

2 xicaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de "buttermilk" (explicação acima)
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de fermento
200g de manteiga sem sal
4 colheres de sopa cheias de cacau em pó

É tudo muito fácil. Primeiro ligue seu forno a 200ºC e deixe ele esquentando enquanto você prepara a massa do bolo.Você pode usar a batedeira se quiser, mas não há necessidade. Eu não usei.


Derreta a manteiga e misture a baunilha e os ovos. Quando estiver bem homogêneo misture vigorosamente o açúcar e o cacau em pó. Separadamente, misture a farinha com o fermento e o sal. Agora vá alternando buttermilk e a farinha e misturando bem até ficar uma mistura bem lisinha. Peque um tabuleiro e unte com manteiga e pouvilhe com farinha. Coloque essa mistura e leve ao forno até ficar sequinho por dentro. Verifique com um palito depois de 20 minutos.


Cobertura de chocolate com castanhas

10 castanhas-do-pará picadas
1/2 xícara de castanhas de caju picadas
1 e 1/2 tabletes de chocolate meio amargo ralado
1/2 tablete de chocolate meio amargo 55% cacau ralado
1/4 de pote de creme de leite fresco


Esquente o creme de leite em uma panela. Retire do  fogo e coloque os chocolates. Misture bem até que esteja completamente derretido. Coloque as castanhas e misture. Coloque por cima do bolo e sirva.
Essa cobertura também é ótima com sorvete!

quarta-feira, maio 18, 2011

Eu fui: La Cabrera em Buenos Aires


Ano passado fui pela primeira vez em Buenos Aires. Aliás, conhecer essa cidade foi muito interessante e devo confessar que perdi muitos preconceitos que tinha sobre a Argentina e seus habitantes.
Sempre achei que a Argentina era um país frio com seus visitantes e que por ser brasileira seria mal tratada.Tudo coisa da minha cabeça. Fomos super bem atendidos em todos os lugares que fomos. Fomos em muitos restaurantes e é claro, como não podia deixar de ser comi muita carne. Os cortes são parecidos com os nossos e o melhor pra mim foi o famoso bife de Chorizo. E no La Cabrera foi onde me serviram o melhor. 




Esse restaurante é super charmoso e é frequentado mais por turistas. Você que acha que lugar de turista é caro e ruim vai mudar de idéia quando for lá. Digo isso porque acho que qualquer pessoa que visite Buenos Aires tem obrigação de comer lá. Tanto quanto a ir em um show de tango - que eu não fui porque preferi trocar por outro restaurante, mas isso é papo pra depois.


Minha primeira recomendação é a de que você vá almoçar. Carne é pesado e demora pra ser digerido e lá você vai comer muita carne. Fomos duas vezes nesse restaurante e as fotos que vc vai ver aqui nesse post são do segundo dia.

Na primeira vez que fomos chegamos lá eu não fiz reserva. Ficamos esperando um tempinho e sinceramente não foi tão ruim. Nos serviram espumante geladíssimo e aperitivos de linguiça defumada com tomates. Perfeito! O prato que pedimos foi "800g de bife de chorizo".  O nome é esse mesmo e a quantidade é essa toda. Achamos que seria igual a maioria dos restaurantes argentinos onde a carne vem sem acompanhamentos e pedimos também batata frita. O garçom muito gentilmente, nos recomendou a não fazer isso porque suas carnes já viriam com alguns acompanhamentos. Fiquei feliz quando o pedido chegou em nossa mesa. Apesar de na foto não aparecerem todos os acompanhamentos percebemos que seria um desperdício de batatas. 




No segundo dia que fomos pedimos o Bife Borboleta que é um corte de contra-filé argentino que faz ele parecer uma borboleta gigante (é 0bvio...). O que mais me chamou a atenção foi a maciez da carne. Que ponto maravilhoso, que textura e que sabor. Muita gente não gosta muito das carnes argentinas porque ela vem com muito pouco sal ou nenhum. Mesmo assim, terei que insistir que você confie em mim quando digo que assim é melhor. A humidade da carne se mantém e junto com ela o seu verdadeiro sabor. Se você quiser colocar o seu sal e sua pimenta depois tudo bem, mas ela chega à sua mesa por uma razão e é sempre bom respeitá-la.
Depois de tanta comida, vinho e pão ainda nos ofereceram mais uma tacinha de espumante geladérrimo (cortesia da casa) e uma torre cheia de pirulitos pra gente escolher. Tudo ótimo como todo restaurante deveria ser.

terça-feira, maio 17, 2011

Presente fofo, tatoo e doce.

Às vezes eu ganho presentinhos fofos. Deve ser porque alimento as pessoas. Experimenta fazer uma comida deliciosa (modéstia passou looonge...) e ver o olhar nos rostos das pessoas. A cara delas é de gratidão, satisfação e admiração. Está se sentindo meio mal? Quer levantar o ego? Cozinha, mas cozinha bem e bastante. Sucesso garantido.

Tenho uma amiga que mora nos Estados Unidos. Parei para pensar e vi que ano passado fizemos 10 anos de amizade. Nos encontramos super rápido e nem nos demos conta disso! Ela me mandou uma borrachinha muito fofa que combina com uma tatuagem que tenho. É óbvio que a tatuagem é na barriga. O lugar que mais recebe carinho em meu corpo. Comida boa é carinho!


É a chef Hello Kitty que é exímia cozinheira e fez um super hamburguer para os amigos dela. hahaha

E já que ganhei presente vou dar o presente. É para minha amiga que sendo mãe dos gêmeos mais lindos que conheço não tem tempo para se ocupar demais na cozinha vai poder se deliciar com um docinho rápido e matar as saudades do Brasil. É sua, amiga! ;-)

*É uma versão preguiçosa do que chamamos de palha italiana.
*Se for fazer a versão sem preguiça misture açúcar com um pouco de chocolate ou cacau em pó e passe as colheradas nessa mistura antes de servir às pessoas.
*Eu faço o brigadeiro com chocolate em barra, mas você pode usar achocolatado ou chocolate em pó.
*A colher de manteiga sem sal é para dar esse brilho que você vê na foto.
*Eu usei aquele biscoito de maizena tradicional, mas imagino que qualquer biscoito doce com pouca gordura sirva. Recomenda que seja com pouca gordura, porque o leite condensado já tem sua parcela e ao misturá-lo ao biscoito aquela gordura excessiva vai te complicar depois.

Brigadeiro na Forma

1 lata de leite condensado
120g de chocolate meio amargo picado
80g de biscoito picado grosseiramente
1 colher de chá de manteiga sem sal

Em uma panela mistura o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Em fogo médio, mexa até começar a descolar do fundo da panela. Retire do fogo e mistura o biscoito picado e coloque em uma forma e deixe esfriar. Sirva assim mesmo ou passe colheradas do doce na mistura que citei acima.
Related Posts with Thumbnails